MundoNotícias

AstraZeneca admite pela 1ª vez ‘efeitos colaterais raros’ da vacina contra covid

Laboratório farmacêutico é alvo de ação coletiva movida por dezenas de famílias no Reino Unido

A AstraZeneca reconheceu pela primeira vez perante a Justiça que seu imunizante contra a covid pode resultar em um “efeito secundário mortal”. A empresa farmacêutica está sendo processada por dezenas de famílias que atribuem à mesma possíveis efeitos secundários que podem ter causado “danos à saúde ou até mesmo a morte” em pessoas imunizadas. Essas informações foram divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail.

Os representantes legais dos familiares estimam que alguns deles possam ser indenizados em até £ 20 milhões (R$ 128 milhões).

Embora tenha desafiado as acusações, a AstraZeneca, localizada em Cambridge, Reino Unido, admitiu em um documento jurídico submetido ao Tribunal Superior em fevereiro que sua vacina pode “em casos muito raros”, provocar a Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (TTS)”.

Esse cenário leva à formação de coágulos que reduzem a quantidade de plaquetas no sangue, cruciais para a coagulação do sangue. Após identificar a reação, a AstraZeneca pode ser forçada a compensar cada caso, conforme relatado pelo jornal britânico The Telegraph.

A informação emergiu poucos dias após a companhia divulgar que a receita no primeiro trimestre de 2024 totalizou £ 10 bilhões (R$ 64,1 bilhões), indicando um crescimento de 19%.

Pedidos de indenização

Segundo o Daily Mail, Jamie Scott, um engenheiro de TI, é um dos pacientes que procuram compensação por danos ligados à vacina da AstraZeneca. Scott teria sofrido uma lesão cerebral permanente após ser vacinado, em abril de 2021. Pai de dois filhos, ele não tem sido capaz de trabalhar desde então.

Esse é um dos 51 casos levados ao Tribunal Superior que visam compensação por danos. Representantes legais de vítimas e familiares estão movendo um processo contra a AstraZeneca baseado na “Lei de Proteção ao Consumidor de 1987”.

Aproximadamente 50 milhões de doses da vacina AstraZeneca foram entregues no Reino Unido ao todo. Segundo informações oficiais, mais de 80 britânicos possivelmente morreram por complicações de coágulos sanguíneos que podem estar relacionados à vacina da AstraZeneca, conforme a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido.

Uma vez que as autoridades de saúde não solicitaram mais doses, isso implica que a vacina foi essencialmente removida no Reino Unido.

A AstraZeneca afirma que, durante a pandemia de Covid, sua vacina contribuiu para salvar aproximadamente 6 milhões de vidas globalmente. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. ” efeitos colaterais raros”??????
    A tá!!!!! O povo não está mais desinformado como era antes! A batata está assando de todos vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo