MundoNotícias

Biden sugere lei nacional transgênero

O presidente dos EUA criticou as restrições impostas na Flórida como “quase pecaminosas”

O presidente Joe Biden sugeriu que o Congresso pode precisar aprovar uma lei federal protegendo os direitos dos transgêneros para evitar restrições como as recentemente impostas na Flórida, que ele chamou de “cruéis”.

“A maneira como fazemos isso é garantir que aprovemos a legislação da mesma forma que aprovamos o casamento entre pessoas do mesmo sexo”, disse Biden na segunda-feira em um clipe que mostra sua entrevista ao “The Daily Show”. “Você mexe com isso, está infringindo a lei e será responsabilizado.”

Biden não especificou quais proteções ele acredita que o governo federal deveria decretar, embora tenha dito no passado que os transgêneros americanos deveriam ter “todos os direitos solitários, incluindo o uso de seu banheiro de identidade de gênero em público”. Restringir tais direitos é ilegal e moralmente errado, disse ele no outono passado.

O presidente destacou as restrições impostas na Flórida, onde o governador Ron DeSantis promoveu a proibição de cirurgias de mudança de sexo e bloqueadores de puberdade para crianças. DeSantis, um favorito para a indicação presidencial do Partido Republicano em 2024, também defendeu a proibição de meninos biológicos competirem em esportes femininos.

“O que está acontecendo na Flórida é, como diria minha mãe, ‘quase pecaminoso’”, disse Biden. “Quero dizer, é simplesmente terrível o que eles estão fazendo. Não é como, você sabe, uma criança acorda uma manhã e diz: ‘Sabe, eu decidi que quero me tornar um homem ou quero me tornar uma mulher. Quero dizer, o que eles estão pensando aqui? São seres humanos, amam, têm sentimentos, têm inclinações… É cruel.”

O Congresso, então controlado pelos democratas, aprovou uma legislação em dezembro passado legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo e inter-racial. O casamento entre pessoas do mesmo sexo já era legal em todo o país, refletindo uma decisão da Suprema Corte dos EUA em junho de 2015 que derrubou todas as proibições e restrições estaduais a tais uniões. O casamento inter-racial é legal em todo o país e protegido constitucionalmente desde 1967.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada no mês passado mostrou que os eleitores dos EUA preferem DeSantis a Biden por uma margem de 41% a 38% nas eleições presidenciais de 2024. No entanto, o governador da Flórida precisará primeiro obter a indicação de seu partido. Em uma disputa frente a frente com o ex-presidente Donald Trump, DeSantis venceria por uma margem de 45% a 41%, de acordo com uma pesquisa do Yahoo News/YouGov.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo