MundoNotícias

Amazon proíbe avaliações sobre o livro de Xi Jinping na China

Resenha negativa levou o governo comunista chinês a dar ordem para a Amazon proibir avaliações do tipo4

A gigante da tecnologia Amazon decidiu proibir os usuários de seu site na China de atribuir nota ou escrever resenhas de um livro assinado pelo presidente do país, Xi Jinping, cujo título traduzido para o português é A Governança da China. O fato foi noticiado pela agência de notícias Reuters na última sexta-feira (17).

O livro em questão é uma coletânea de discursos e textos do presidente chinês. De acordo com a Reuters, uma resenha negativa levou o governo comunista chinês a dar ordem para a Amazon proibir avaliações do tipo. Apesar das resenhas e notas serem um mecanismo importante de avaliação dentro da plataforma, a empresa acabou aceitando a determinação do governo da China.

A Reuters apontou ainda que a decisão da Amazon de aceitar a ordem do governo do país asiático seria parte de um esforço da empresa, que já duraria cerca de uma década, para conquistar a “simpatia” do governo chinês de forma a “proteger e expandir seus negócios em um dos maiores mercados do mundo”.

A anuência da gigante da tecnologia ao modo de administrar do governo chinês aparece, inclusive, em um relatório escrito em 2018 no qual a empresa afirma que “[o] controle ideológico e a propaganda são o núcleo do kit de ferramentas para que o Partido Comunista alcance e mantenha seu sucesso”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo