MundoNotícias

CIA pagou para omitir informações sobre origem da covid, afirma Câmara dos EUA

A agência teria ocultado que o vírus surgiu em Wuhan, na China

Acusações estão sendo feitas contra a CIA, alegando que a agência ofereceu dinheiro para que pesquisadores escondessem a verdadeira origem da pandemia de covid-19.

Na segunda-feira, 13, foi divulgado um relatório do Subcomitê Especial sobre a Pandemia do Coronavírus da Câmara dos EUA, no qual é alegado que a agência escondeu a informação de que o vírus teve sua origem em um laboratório localizado em Wuhan, na China.

Uma testemunha anônima, possivelmente um oficial de alto escalão da CIA, diz que foram definidos sete integrantes da agência para investigarem a origem do vírus.

Seis destes observadores, de acordo com o documento, chegaram à conclusão de que a origem da doença veio de um laboratório na cidade chinesa.

Contudo, de acordo com informações, a CIA teria proposto remuneração financeira aos especialistas com o objetivo de modificar o resultado do estudo. Além disso, a agência pretendia que o grupo afirmasse que a origem da doença foi zoonótica, ou seja, transmitida de animais para humanos.

O subcomitê convocou o ex-diretor de operações da CIA, Andrew Makridis, para prestar esclarecimentos sobre o assunto em 26 de setembro.

Além disso, foram requeridos os documentos e as informações do pagamento que teria sido destinado à equipe de investigadores. O objetivo é enteder o contexto em que eles ocorreram.

“Qualquer influência imprópria exercida pela CIA será investigada, para garantir a responsabilização da comunidade de inteligência”, afirmou o subcomitê, em comunicado.

Possibilidade de o vírus ter surgido em laboratório já havia sido admitida por professor chinês

Em 2019, a pandemia de covid-19 começou a se espalhar. Um ex-cientista que já trabalhou para o governo chinês havia levantado a hipótese de que o coronavírus, responsável pela doença, poderia ter sido originado em um laboratório.

De acordo com informações da BBC, o professor George Gao, que já foi o responsável pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) da China, afirmou que considera a possibilidade em questão.

Ele cumpriu uma importante função no combate à pandemia e nos esforços para rastrear as origens do problema.

O governo da China, porém, nega qualquer possibilidade de o vírus ter origem em um laboratório no país. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Os Chineses que estão gastando dinheiro a “rodo” deveriam arcar com os custos e prejuizos mundiais desta pandemia.
    Deveriam tambem responder pela mortes (um real genocídio) . Atualmente temos um presidente ex-presidiario fazendo aceno de boas vindas para os chineses….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo