NotíciasPolítica

Gilmar Mendes rebate fala de Lula e diz que ‘conceito de democracia não é relativo’

Ministro Gilmar Mendes responde a Lula sobre conceito de democracia

No último domingo (2), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, respondeu ao presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva, por meio das suas redes sociais, e afirmou que o conceito de democracia não é subjetivo.

Na última quinta-feira (29), durante uma entrevista concedida à Rádio Gaúcha, Lula foi indagado acerca da situação política na Venezuela e afirmou que o país vizinho promoveu um número maior de eleições do que o Brasil nos últimos anos.

“A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil”, declarou o presidente. “O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia, porque a democracia que me fez chegar à Presidência da República pela 3ª vez”, disse o petista.

Veja a declaração de Gilmar Mendes:

O conceito de democracia não é relativo. Após a superação dos regimes totalitários do século XX, a democracia não pode, seriamente, ser concebida como uma fórmula vazia, apta a aceitar qualquer conteúdo.

Não é democrático um regime político em que, por exemplo, o Chefe do Executivo vale-se do poder militar para subjugar Congresso e Judiciário (e para garantir a eliminação física dos cidadãos que ousem denunciar abusos ditatoriais).

A realização de eleições, em tal hipotético cenário, jamais poderia afiançar o caráter democrático de um regime político: aos eleitores não cumpre escolher entre governo e oposição, mas apenas referendar a vontade do ditador de plantão.

No Brasil, foi apenas após muito sangue derramado que a Assembleia Nacional Constituinte de 1988 adotou um modelo político democrático baseado em valores e princípios que não podem ser relativizados, como a separação dos poderes e os direitos fundamentais.

A Constituição de 1988 exige que não sejamos tolerantes com aqueles que pregam a sua destruição; e também demanda que não seja tripudiada a memória daqueles que morreram lutando pela democracia de hoje.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Que surpresa…logo os ministro do STF que relativisam leis e até a constituição agora estão achando ruim. Não foi este mesmo STF que soltou um condenado em três instância por quase uma dúzia de juízes, e limparam a ficha dele com a toga, agora acham ruim????

  2. Esse boca mole não passa de um hipócrita. Pois se ele mesmo é um dos coniventes com o Nine! Só tá dando uma de bom moço pra despistar. Esse 5tf é assim: um morde, o outro assopra. Cambada !

  3. Meu caro inimigo do Brasil e dos brasileiro Sr Gilmar Mendes o Lula tá certo quando diz qui a democracia é relativa,porque vocês qui recebem fortuna para guarda a constituição rasgão ela todos os dias para proteger os cumplici de vocês,e uzam altoritarismo com os opositoris.( Solta bandido e descondena eli para desgoverna uma nação ) vocês principalmente do stf são os cumplici deces absurdo qui estamos ver acabando com a nossa nação,

  4. É de se estranhar, pq um cara q relativisa uma condenação feita por 24 juízes em todas as instâncias e culpa o juiz que o prendeu ao invés de culpar o criminoso, devia saber q a palavra democracia na boca de comunista é algo relativo mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo