Notícias

Defesa Civil alerta para chuvas e ventos fortes em SP neste sábado

Alerta prevê chuva intensa que pode registrar acumulado de até 150 mm

De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, o sábado (18) será o dia com maior incidência de chuvas e tempestades durante o fim de semana. O órgão emitiu um alerta através do Centro de Gerenciamento de Emergências, na quarta-feira (15), informando sobre a possibilidade de ventos fortes e tempestades que vão durar entre sexta-feira (17) e domingo (19).

Segundo as previsões, as chuvas mais fortes ocorrerão às 16h de hoje. As áreas do Vale do Ribeira e do Paraíba devem receber precipitações de 150mm, o que é cinco vezes mais do que a tempestade que causou falta de luz na capital por mais de uma semana no dia 3.

Durante ou antes das chuvas, os ventos podem alcançar velocidades de 60 a 80 km/h e, em alguns casos, até 100 km/h. No dia 3, Congonhas registrou rajadas de vento com velocidade de 103 km/h, enquanto o Porto de Santos chegou a ter ventos de até 150 km/h.

Segundo a Defesa Civil, cerca de cinco mil agentes serão mobilizados em 177 municípios

A combinação do calor e da umidade que vem da Amazônia, juntamente com a chegada de uma frente fria, vai gerar situações propícias para chuvas fortes no Estado de São Paulo. Além disso, há a possibilidade de ocorrerem tempestades acompanhadas de raios, granizo e ventos fortes.

Já para as condições de chuvas, na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, acumulados devem ser de 100 mm. Em São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira de até 150mm. Baixada Santista, 120 mm. Para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 mm. São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara, 80 mm. E para as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, 70 mm.

A Defesa Civil recomenda que sejam evitadas áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores.

“Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências”, diz o documento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo