JustiçaNotícias

Defesa de família que teria agredido Moraes alerta OAB sobre ‘enormes perdas’ para a advocacia com decisão do STF

Ministros vão analisar em plenário se compartilham com a defesa dos suspeitos as imagens da suposta violência no Aeroporto de Roma

O jurista Ralph Tórtima, responsável pela representação legal da família acusada de agressão ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Aeroporto Internacional de Roma, encaminhou um documento à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alertando para “enormes perdas para toda a classe da advocacia”, caso seja mantida uma decisão provisória de Dias Toffoli.

Ao tornar o inquérito público, o juiz do STF ponderou que a liberação do material da sede da Corte “dependerá de prévio ajuste com o gabinete deste relator, considerando encontrar-se em local reservado (…) advertindo-se o responsável por seu manuseio da impossibilidade de extração de cópia e de divulgação de seu conteúdo”. Na sexta-feira 16, o plenário da Corte vai decidir se compartilhará com a defesa as imagens da suposta violência.

Tórtima expressou sua expectativa de uma mudança no posicionamento de Toffoli, caso contrário, “representará e acarretará enormes perdas para toda a classe da advocacia, uma vez que o direito de acesso e manuseio das provas pelas partes será em muito limitado”.

“Logo, poderá representar precedente que atingirá duramente toda a classe dos advogados no seu exercício profissional, com graves consequências aos seus constituintes”, observou Tórtima, no documento endereçado ao presidente da OAB, Beto Simonetti, e obtido por Oeste. “Assim, serve a presente para informá-lo, aguardando por parte dessa ilustre presidência todas as iniciativas possíveis e urgentes que a situação enseja.”

Relato de Suposta Agressão contra Moraes em Roma

No dia 14 de julho de 2023, supostamente o empresário Roberto Mantovani agrediu Moraes e seu filho, Alexandre Barci, durante um incidente no aeroporto.

Depois do caso, a Polícia Federal informou, inicialmente, que houve uma “hostilidade” contra Moraes. O jornal O Globo publicou ainda uma espécie de “história em quadrinhos” que corroborava a versão do ministro.

Posteriormente, no entanto, a Polizia di Stato da Itália determinou que Mantovani “utilizou o braço direito, impactando levemente os óculos de Alexandre Barci de Moraes”.

“Às 18:39:12h, repara-se o único contato físico digno de nota, ocorrido entre Roberto Mantovani e o filho da personalidade”, disse relatório da autoridade italiana. “Nessa circunstância, esse último, provavelmente exasperado pelas agressões verbais recebidas, estendia o membro superior esquerdo, passando bem perto da nuca do antagonista, que, ao mesmo tempo, fazia a mesma ação utilizando o braço direito, impactando levemente os óculos de Alexandre Barci de Moraes.” As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. O “deus” é “deus” entre os “deuses”…. (observe-se, atentamente, o “d” minúsculo, que caracteriza a “classe de seres” que, em tempos remotos da evolução humana, era admirada, e que ora se auto-adora…).

    Curioso, idago: o que pensa o mundo lá fora, aquele que realmente pensa, sobre nós?

    A Polizia di Stato da Itália deu uma dica….

  2. Esse verme alexandre de morais passou dos limites a muito tempo! Esse sujeito precisa sair dessa corte! Transformou-se em um ditador do poder judiciário! O interessante é o poder que o mantém lá! De onde está vindo? Onde estão nossos senadores? Onde está a OAB? Onde estão as instituições organizadas como a maçonaria por exemplo?

  3. As provas de um crime agora SÓ PODEM ser acessadas e usadas pelos CRIMINOSOS e não mais pelas VÍTIMAS DO CRIME. PARABÉNS AO NOSSO JUDICIÁRIO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo