NotíciasPolítica

Após ordem de Moraes, Telegram apaga mensagem sobre PL das Fake News

“Recebemos uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil que obriga o Telegram a remover nossa mensagem anterior sobre o PL 2630/2020”, afirma a plataforma

Após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o Telegram apagou a mensagem publicada na terça-feira (9), contra o PL das Fake News. A plataforma também publicou uma nova mensagem.

Se o Telegram se recusasse a remover a mensagem publicada contra o PL das Fake News, a plataforma seria suspensa por 72 horas em todo o território nacional. Também estava prevista uma multa de R$ 500 mil por hora, em caso de descumprimento.

Eis a mensagem publicada pelo Telegram:

Recebemos uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil que obriga o Telegram a remover nossa mensagem anterior sobre o PL 2630/2020 e enviar uma nova mensagem aos usuários, que está incluída abaixo.

“Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários à coagir os parlamentares.”

De acordo com a decisão de Moraes mais cedo, a ação do Telegram configura abuso de poder econômico às vésperas da votação do projeto, por “tentar impactar de maneira ilegal e imoral a opinião pública e o voto dos parlamentares”.

O ministro determinou que a big tech remova as mensagens enviadas aos seus usuários no prazo de uma hora, a contar da intimação do representante legal da empresa, e que envie, neste mesmo prazo, uma mensagem a todos os usuários da plataforma dizendo que veiculou desinformação.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. não adianta o Telegram publicar texto da lavra do Alexandre Imoraes. todos sabemos que: o que ele, Imoraes, fala do Telegram prova-se contra ele.
    espero que não demore muito.

  2. É uma vergonha! Estão calando a Nação e obrigando quem tem conhecimento e poder de divulgar as verdades, de se calar e não optar por nada que venha dos imorais do STF.
    A que ponto chegou a Nação Brasileira!
    Estão calando e fechando tudo e todos que se opoema essa ditadura e os covardes do Congresso estão conivente coma corrupção e deixando os males dominar o Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo