STF já se prepara para blindar Moraes contra pedido de impeachment, diz colunista do O Globo

Magistrados do STF planejam barrar pedidos de impeachment de seus membros.

Há um movimento no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a proteção do ministro em relação a possíveis pedidos de impeachment, em meio ao aumento da tensão entre o Senado e o STF. De acordo com fontes internas do STF, existem mais de 50 pedidos de impeachment de juízes da corte, incluindo Moraes, que é o principal alvo. A informação foi divulgada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Apesar de os ministros do STF terem pouco otimismo em relação ao êxito da solicitação, há uma apreensão de que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), possa cogitá-la com o intuito de angariar apoio político.

Os juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) estão considerando uma medida preventiva para impedir futuros pedidos de impeachment contra seus membros, declarando-os inconstitucionais. Eles acreditam que essas ações não possuem bases sólidas e, portanto, devem ser barradas.

Adicionalmente, há uma estratégia muito similar sendo debatida em relação à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tem como objetivo restringir as decisões individuais do Supremo Tribunal Federal. De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Gerson Camarotti da GloboNews, o STF está avaliando a possibilidade de declarar a PEC como contrária à Constituição.

Sair da versão mobile