Lula diz que ONU criou Israel e falhou em guerra na Ucrânia

A declaração do presidente brasileiro é recebida por Israel bem quando o país celebra sua independência

Em declaração à imprensa nesta quarta-feira, 26, o presidente Luiz Inácio da Silva fez uma série de críticas à Organização das Nações Unidas (ONU), diretamente da Espanha, incluindo sobre a criação de Israel e da Palestina e críticas acerca da ação da ONU na guerra da Rússia contra a Ucrânia.

“Vejo que a ONU era tão forte que em 1948 ela conseguiu criar o Estado de Israel”, disse Lula. “Em 2023, ela não consegue criar o Estado palestino”, completou.

Em 1947, os países membros da ONU aprovaram uma resolução de partilha da Palestina, numa sessão presidida por Oswaldo Aranha, diplomata brasileiro.

A resolução tinha como objetivo criar dois Estados: um para os árabes e um para os judeus. As lideranças judaicas aceitaram a proposta da ONU, e, assim, Israel foi fundado no dia 14 de maio 1948.

Os árabes, contudo, recusaram a proposta — e desde então se colocaram contra a presença de um Estado soberano voltado ao povo judeu no Oriente Médio.

Ou seja, quem criou Israel não foi a ONU, mas, sim, os próprios judeus, com base na resolução das Nações Unidas. De igual modo, não foi a ONU a responsável pela não criação de um Estado soberano da Palestina. Foram os árabes da época que recusaram a criação do país. As informações são da Revista Oeste.

Sair da versão mobile