A deputada deixou o Brasil após decisão do STF de condená-la à prisão
A possibilidade de solicitar asilo político nos Estados Unidos está sendo considerada pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está no país desde que partiu do Brasil. A opção veio à tona depois que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou sua prisão preventiva. As informações foram fornecidas por Paulo Capelli, colunista do Metrópoles.
Zambelli acredita que pode tirar vantagem do conflito entre Moraes e o governo de Donald Trump. Recentemente, os EUA divulgaram, em português, que “inimigos da liberdade de expressão dos americanos não serão perdoados”.
A deputada tinha planos de se deslocar para a Itália, país onde é cidadã, e estabelecer-se na Europa. Entretanto, depois do pedido de extradição feito pelo deputado italiano Angelo Bonelli, ela começou a considerar a possibilidade de permanecer nos Estados Unidos e pedir asilo político.
De acordo com o Metrópoles, a estratégia considera as críticas que os aliados de Trump têm dirigido à Moraes, particularmente em relação à sua interferência nos conteúdos divulgados nas redes sociais e aos ataques à democracia brasileira.
O STF condenou Zambelli a dez anos de prisão por invadir sistemas do CNJ e por falsidade ideológica, no entanto, ela permaneceu em liberdade enquanto recorria da sentença até a emissão da ordem de prisão.