MundoNotíciasOpinião

Xi Jinping é o inimigo mais perigoso do mundo livre, diz George Soros

Empresário afirma que as relações deterioradas entre a China e os Estados Unidos podem levar à guerra

O bilionário George Soros mirou a artilharia na direção do secretário-geral do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping. “Sofre de várias inconsistências internas que reduzem muito a coesão e a eficácia de sua liderança”, escreveu Soros, em artigo publicado no Wall Street Journal, em 13 de agosto.

Sem criticar o PCC, o empresário sustenta que Xi é o inimigo mais “perigoso do Ocidente” e estabelece um paralelo entre os antigos membros da legenda de extrema esquerda. “Reformadores do PCC e meus colegas de terra natal, a Hungria, aprenderam muito um com o outro”, lembrou Soros.

De acordo com filantropo, Xi destoa do estilo do antecessor Deng Xiaoping, cujo foco recaía na abertura econômica. “Longe de ser diametralmente oposto ao sistema global dominado pelo Ocidente, Deng queria que a China crescesse dentro dele. Sua abordagem fez maravilhas”, argumentou.

“As relações entre a China e os EUA estão se deteriorando rapidamente e podem levar à guerra”, acrescentou Soros, ao mencionar que a governança de Xi se parece com a de Mao Zedong, cuja administração matou 45 milhões de pessoas na chamada Revolução Cultural Comunista.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo