Entrevista antiga de Guilherme Boulos criticando Alexandre de Moraes gera repercussão nas redes sociais
Uma entrevista de 2016 em que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) critica duramente o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, voltou a circular nas redes sociais, gerando repercussão. No vídeo, Boulos acusa Moraes de ser “fascista” e de praticar “genocídio” contra a juventude negra da periferia de São Paulo durante sua gestão como secretário de Segurança Pública do estado.
Declarações de Boulos
Na entrevista ao jornalista Leonardo Sakamoto, Boulos criticou a postura de Moraes à frente do Ministério da Justiça no governo Michel Temer. Ele afirmou:
“O Alexandre de Moraes, ele é um fascista. Ele é um sujeito de posições fascistas. Ele, como ministro da Justiça, é um escárnio, uma excrescência. E a primeira declaração dele, como ministro da Justiça, não é: ‘Vou combater a corrupção, vou combater o tráfico de drogas…’. A primeira declaração dele é: ‘Vou combater os movimentos sociais que fogem à ordem e que são criminosos’.”
O parlamentar também acusou Moraes de ser responsável por práticas violentas em operações realizadas pela polícia paulista. “Crime é o que ele fazia como chefe da Segurança [Pública] de São Paulo, fazendo genocídio, matando, exterminando a juventude negra da periferia. Agredindo pessoalmente [nas operações]”, declarou, sem apresentar provas.
Repercussão e Resgate do Vídeo
O vídeo foi resgatado e compartilhado por diversas figuras políticas, incluindo o senador Magno Malta (PL-ES), que ironizou: “A mensagem de carinho e amor do Boulos para o Moraes. Vamos relembrar!”. O registro também gerou debates acalorados entre aliados e críticos de Moraes e Boulos.
Outro nome que reforçou a crítica foi o ex-deputado federal Jean Wyllys, à época também do PSOL, e atualmente no PT. Ele compartilhou ideias semelhantes às de Boulos em relação à atuação de Moraes no combate a movimentos sociais e à segurança pública em São Paulo.
Vídeo:
Vídeo de Boulos Chamando Moraes de ‘Fascista’ e ‘Genocida’ Viraliza nas Redes pic.twitter.com/ghLUg7WRAe
— ContraFatos (@Contra_fatos) November 29, 2024