Jornalista da GloboNews, Sandra Coutinho, Criticada por Comentários sobre Eleição de Trump
A analista da GloboNews, Sandra Coutinho, está sendo criticada nas redes sociais depois de afirmar que a eleição de Donald Trump, do Partido Republicano, como presidente dos Estados Unidos, é uma “desmoralização da democracia”.
A jornalista fez o discurso na tarde de terça-feira (05), antes do encerramento da votação nos Estados Unidos.
Trump alcançou 277 delegados às 7h30 da quarta-feira (6.nov.2024), superando os 270 necessários para garantir a vitória na eleição.
Sandra Coutinho citou os casos em que o republicano é investigado pela Justiça e declarou que, com ele eleito, os processos “vão ser arquivados” e ele não será “sentenciado” nas ações em que foi condenado.
“É uma desmoralização para o cargo [de presidente], é uma desmoralização para a democracia”, disse Coutinho.
Durante o programa, Sandra Coutinho citou que a democracia nos EUA “é sólida”, mas Trump “subverte” o que se sabe sobre “a solidez da política” norte-americana: “É muito ruim para um país que se propõe a ser o farol da democracia no mundo, um farol a ser seguido, um exemplo de democracia, ter um presidente condenado”.
Comparando com o caso de Lula
O que a jornalista deixou de mencionar, talvez convenientemente, foi o caso do Brasil, que fornece um exemplo contundente e diretamente comparável. Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente da República, foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Ele não apenas foi processado e condenado, como também cumpriu pena em regime fechado, sendo um dos casos de maior destaque no cenário político brasileiro.
Entretanto, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Lula foi solto e posteriormente teve suas condenações anuladas, processo que ficou conhecido como “descondenação”. A justificativa utilizada envolveu tecnicalidades jurídicas que alegavam a incompetência territorial do juízo de Curitiba para julgar os casos, e não a inexistência dos fatos que levaram à condenação. Ou seja, em nenhum momento foi provada a inocência de Lula, mas sim que o processo deveria ser realizado em outra jurisdição. Esse artifício legal possibilitou que Lula recuperasse seus direitos políticos e concorresse novamente à presidência.
Vídeo
Lógica da Globo:
— Jakelyne Loiola (@Jakelyneloiola_) November 5, 2024
“Trump eleito presidente com 34 condenações é a desmoralização da democracia”
“Lula presidente do Brasil” 🤐🤫
Hipocrisia, a gente vê por aqui! Plim Plim 🤡 pic.twitter.com/KbBSsELe5A
Desmoralização da democracia”. É ter uma repórter como você.
Essa jornalista deveria passar a noticiar os fatos. Não tem formação democrática nem competência para emitir juízo de valor sobre política já que é tendenciosa, parcial.
Ela quis dizer….do banditismo da esquerda. Não existe esquerda honesta. se existisse não seria mais a esquerda.
MULHERZINHA. fajuta. ai no brazil. tirao um Narcotraficante assassino ladrão safado da cadeia para comandar brazil. EU tenho vergonha de ser brazileiros
Esso aí lindinha a democracia não vele quando são vocês os derrotados?
Eita! Minha filha fez um excelente casamento, meu genro faz todas as vontades dela, já meu filho não, minha nora exige que ele faça as vontades dela….Assim é esta sinhá disfarçada de intelectual com a ajuda do cumpanheiro
Idiota, parcial, devia ter vergonha na cara e profissionalismo.
O choro é livre.