Ministro Dias Toffoli compara efeitos da maconha, café, tabaco e cocaína durante julgamento sobre descriminalização
Durante o julgamento sobre a descriminalização da maconha para uso pessoal nesta quinta-feira (20), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que tanto o café quanto o tabaco e a cocaína modificam a bioquímica do cérebro, mas em níveis diferentes.
Ele deu a declaração enquanto lia seu voto e tomava café. Nesse momento do voto, o magistrado falava sobre o conceito de droga.
“Droga é toda substância externa ao organismo que pode alterar seu funcionamento. Tanto o café que eu acabei de beber aqui, quanto ao tabaco – que eu não fumo -, quanto a cocaína – que eu nunca vi – se enquadram nessa definição, pois todos modificam a bioquímica do cérebro, apesar de terem efeitos distintos”, afirmou o ministro.
Atualmente, o STF está discutindo se descriminaliza o porte de maconha para uso pessoal e qual será o critério para diferenciar usuário de traficante.
Bom, se o Toffoli topar usar cocaína por uma semana da mesma forma que consome café e não acabar na Cracolândia. Ficará provado que tomar café é igual a usar cocaína/crack. pic.twitter.com/srW7jsXqV7
— Allan dos Panos (@allandospanos) June 20, 2024
café, vinhos (premiados), whisky 12 anos, cachaça…