Venezuela: oposição afirma possuir provas da vitória de González na eleição

María Corina Machado afirma que atas recebidas pelo grupo são ‘suficientes’ para garantir a vitória contra Nicolás Maduro
Maduro E Urrutia Votam Em Caracas Maduro E Urrutia Votam Em Caracas
Montagem/Reprodução

María Corina Machado afirma que atas recebidas pelo grupo são ‘suficientes’ para garantir a vitória contra Nicolás Maduro

“Temos 73,20% das atas e, com este resultado, o nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia”, disse María Corina, conforme a agência Associated Press.

Corina está convencida de que, conforme as atas de votação que já estão em posse da oposição, González recebeu 6,2 milhões de votos e Maduro, 2,7 milhões.

“Com as atas que nos faltam, mesmo que o Conselho Nacional Eleitoral tenha dado 100% dos votos a Maduro, eles não são suficientes”, declarou.

O adversário do ditador da Venezuela, por sua vez, teria solicitado “calma e firmeza” para contestar o resultado. Ele chegou a expressar que considera irresponsável que um representante eleitoral de seu país tenha feito um “anúncio prematuro de resultados sem ter sido auditado”.

Ditadura de Maduro anuncia inquérito contra a líder da oposição na Venezuela

O líder do Ministério Público da Venezuela e aliado do regime, Tarek Saab, revelou mais cedo que uma investigação contra María Corina está em andamento por “fraude eleitoral”.

De acordo com Saab, María Corina teria tentado “adulterar as atas” na competição pela Presidência. Além disso, Saab vinculou a ex-parlamentar a um suposto ataque hacker aos sistemas do CNE.

De acordo com o procurador-geral do regime chavista, “felizmente, essa ação não teve sucesso, mas atrasou o processo e o anúncio dos resultados”.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *