Manifestantes protestam contra Moraes e Lula em 20 capitais; participação pode ter chegado a 57 mil
A manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizada neste domingo (3) na Avenida Paulista, reuniu aproximadamente 37,6 mil pessoas, conforme levantamento do Monitor do Debate Público do Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP). A estimativa foi baseada em fotos aéreas capturadas em diversos momentos do evento, com margem de erro de 12%.
Já segundo o Poder Data, o número de participantes pode ter alcançado 57.600 pessoas, evidenciando divergências nas metodologias de contagem.
Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão
Protestos ocorreram em ao menos 20 capitais
A mobilização, que teve como lema “Reaja, Brasil”, contou com adesão em pelo menos 20 capitais e em diversas cidades do interior do país. Os manifestantes protestaram contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O slogan foi utilizado por parlamentares do PL para convocar os brasileiros ao protesto.
Ato na Paulista foi o primeiro sem presença de Bolsonaro
A manifestação principal em São Paulo, na Avenida Paulista, foi organizada pelo pastor Silas Malafaia e contou com dois trios elétricos. Este foi o oitavo ato desde o fim do mandato de Bolsonaro em 2022, mas o primeiro sem sua presença física.
Atualmente, o ex-presidente cumpre medidas cautelares impostas pelo STF, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa aos finais de semana.
Apesar da ausência, Bolsonaro enviou uma mensagem por aplicativo aos participantes:
“Obrigado a todos, pela nossa liberdade”
Se fosse um ato da esquerda, teria em torno de três milhões de vezes (segundo a USP 😅😅)