Mundo

Urânio do Irã será levado aos EUA, diz Trump; Teerã nega acordo

Trump afirma que pretende levar urânio iraniano aos EUA, mas Teerã nega qualquer acordo; Estreito de Ormuz é reaberto e petróleo despenca

Urânio do será levado aos EUA, diz ; Teerã nega acordo

O governo iraniano reagiu com firmeza à afirmação do presidente norte-americano Donald Trump sobre a intenção de recuperar urânio enriquecido do Irã e transportá-lo para os EUA. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, foi categórico ao desmentir qualquer entendimento sobre o tema.

“O do Irã não será transferido para lugar nenhum”, afirmou Baqaei. Segundo ele, a possibilidade de envio do material aos Estados Unidos “nunca foi mencionada nas negociações”, que, de acordo com o porta-voz, estão centradas na resolução do conflito, e não na recuperação do material nuclear.

Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão

Entre no grupo

O que Trump declarou sobre o urânio iraniano

Na sexta-feira, 17, em entrevista por telefone, Trump disse que pretende trabalhar em conjunto com o Irã para retirar o urânio enriquecido do país e levá-lo ao território americano.

“Vamos negociar com o Irã, com calma, e começaremos a escavar com maquinário pesado… Vamos trazê-lo de volta para os Estados Unidos”, declarou o presidente norte-americano.

Estreito de Ormuz: reabertura e impacto no petróleo

Também nesta sexta-feira, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, anunciou que a passagem de embarcações comerciais pelo Estreito de Ormuz está “totalmente aberta”.

“De acordo com o cessar-fogo no Líbano, a passagem para todos os navios comerciais pelo Estreito de Ormuz é declarada completamente aberta pelo período restante do cessar-fogo, na rota coordenada já anunciada pela Organização de Portos e Marítima da República Islâmica do Irã”, escreveu o ministro iraniano no X.

A declaração de Araqchi provocou uma reação imediata nos mercados internacionais de commodities. O preço do petróleo Brent registrou queda de 10%, recuando para 90 dólares por barril. O West Texas Intermediate (WTI) também tombou, chegando a cerca de 80 dólares o barril.

Trump agradece ao Irã, mas mantém bloqueio naval

O presidente dos EUA agradeceu publicamente ao Irã pela liberação da navegação no estreito. Na rede Truth Social, Trump escreveu:

“O Irã acaba de anunciar que o Estreito do Irã está totalmente aberto e pronto para a navegação. Obrigado!”

Poucos minutos depois, porém, o presidente fez questão de informar que o imposto pelos Estados Unidos no Estreito de Ormuz segue ativo.

“O Estreito de Ormuz está completamente aberto e pronto para negócios e livre tráfego, mas o bloqueio naval permanecerá em pleno vigor e efeito no que diz respeito ao Irã, somente, até que nossas negociações com o Irã estejam 100% concluídas. Esse processo deverá ser bastante rápido, visto que a maioria dos pontos já foi negociada.”

Regras do bloqueio segundo o CENTCOM

O Comando Central dos Estados Unidos () detalhou as condições da operação naval na região. Conforme o comando, qualquer embarcação que tente entrar ou sair de águas iranianas sem autorização pode ser interceptada, desviada ou capturada pelas forças navais destacadas no local.

O CENTCOM ressaltou, contudo, que o trânsito neutro será preservado para navios com destino a portos não iranianos, desde que utilizem a rota internacional pelo estreito.

“A medida será aplicada de forma imparcial a embarcações de qualquer nacionalidade que operem em portos ou áreas costeiras do Irã”, informou o comando norte-americano.


Publicidade

Participe da conversa

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados.