Urânio do Irã será levado aos EUA, diz Trump; Teerã nega acordo
O governo iraniano reagiu com firmeza à afirmação do presidente norte-americano Donald Trump sobre a intenção de recuperar urânio enriquecido do Irã e transportá-lo para os EUA. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, foi categórico ao desmentir qualquer entendimento sobre o tema.
“O urânio enriquecido do Irã não será transferido para lugar nenhum”, afirmou Baqaei. Segundo ele, a possibilidade de envio do material aos Estados Unidos “nunca foi mencionada nas negociações”, que, de acordo com o porta-voz, estão centradas na resolução do conflito, e não na recuperação do material nuclear.
Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão
O que Trump declarou sobre o urânio iraniano
Na sexta-feira, 17, em entrevista por telefone, Trump disse que pretende trabalhar em conjunto com o Irã para retirar o urânio enriquecido do país e levá-lo ao território americano.
“Vamos negociar com o Irã, com calma, e começaremos a escavar com maquinário pesado… Vamos trazê-lo de volta para os Estados Unidos”, declarou o presidente norte-americano.
Estreito de Ormuz: reabertura e impacto no petróleo
Também nesta sexta-feira, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, anunciou que a passagem de embarcações comerciais pelo Estreito de Ormuz está “totalmente aberta”.
“De acordo com o cessar-fogo no Líbano, a passagem para todos os navios comerciais pelo Estreito de Ormuz é declarada completamente aberta pelo período restante do cessar-fogo, na rota coordenada já anunciada pela Organização de Portos e Marítima da República Islâmica do Irã”, escreveu o ministro iraniano no X.
A declaração de Araqchi provocou uma reação imediata nos mercados internacionais de commodities. O preço do petróleo Brent registrou queda de 10%, recuando para 90 dólares por barril. O West Texas Intermediate (WTI) também tombou, chegando a cerca de 80 dólares o barril.
Trump agradece ao Irã, mas mantém bloqueio naval
O presidente dos EUA agradeceu publicamente ao Irã pela liberação da navegação no estreito. Na rede Truth Social, Trump escreveu:
“O Irã acaba de anunciar que o Estreito do Irã está totalmente aberto e pronto para a navegação. Obrigado!”
Poucos minutos depois, porém, o presidente fez questão de informar que o bloqueio naval imposto pelos Estados Unidos no Estreito de Ormuz segue ativo.
“O Estreito de Ormuz está completamente aberto e pronto para negócios e livre tráfego, mas o bloqueio naval permanecerá em pleno vigor e efeito no que diz respeito ao Irã, somente, até que nossas negociações com o Irã estejam 100% concluídas. Esse processo deverá ser bastante rápido, visto que a maioria dos pontos já foi negociada.”
Regras do bloqueio segundo o CENTCOM
O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) detalhou as condições da operação naval na região. Conforme o comando, qualquer embarcação que tente entrar ou sair de águas iranianas sem autorização pode ser interceptada, desviada ou capturada pelas forças navais destacadas no local.
O CENTCOM ressaltou, contudo, que o trânsito neutro será preservado para navios com destino a portos não iranianos, desde que utilizem a rota internacional pelo estreito.
“A medida será aplicada de forma imparcial a embarcações de qualquer nacionalidade que operem em portos ou áreas costeiras do Irã”, informou o comando norte-americano.