JustiçaNotícias

Marcelo Bretas é afastado do cargo de juiz pelo CNJ

Bretas atuou na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira (28), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu afastar do cargo o juiz federal Marcelo Bretas por suposto desvio de conduta na análise de processos. O órgão também instaurou procedimento para investigar Bretas.

Bretas atuou na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. A decisão do CNJ, por 12 votos a 3, foi tomada em cima de três procedimentos abertos sobre o juiz no conselho.

O 1º item era uma reclamação disciplinar ajuizada pela OAB, que questionou três acordos de colaboração premiada celebrados pela PGR. Nesses processos, o juiz e o MP teriam negociado penas, orientaram advogados e combinaram estratégias.

O 2º caso envolvendo Bretas é uma reclamação feita pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. O político alega que o juiz atuou para prejudicá-lo na disputa eleitoral para o governo do Estado em 2018.

À época, Bretas conduziu um acordo de delação premiada de Alexandre Pinto, ex-secretário municipal de Obras do Rio.

Pinto acusou Paes de participar em um esquema de propinas no plano de infraestrutura das Olimpíadas 2016.

O 3º processo contra Bretas é uma reclamação disciplinar instaurada pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão. O CNJ alega que encontrou dados em computadores corporativos do magistrados que dão indícios de supostas “deficiências graves dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registros”.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Mais uma vez a desgraça da esquerda articulando pra tirar d cena todos q contribuíram pra colocar na cadeia lixos como o 9 dedos! Estão eliminando na cara d pau todos aqueles q agem para o bem comum e nos livram da ladroagem desses decrépitos imundos. Pouco a pouco vão trazendo d volta toda a fossa a tona pra continuarem a fazer oq sempre fizeram q é sugar, destruir e roubar como o próprio Satanás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo