STJ anula ação e “Rainha do Pó” tem ordem de prisão revogada

Decisão Anula Operação da Polícia Federal
Rainha Do Pó Rainha Do Pó
Divulgação

Decisão Anula Operação da Polícia Federal

Karine Campos, conhecida como a “Rainha do Pó” por sua atuação no tráfico de cocaína via porto de Santos, teve o mandado de prisão revogado pela Justiça Federal em Santos após decisão do ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida também anulou os efeitos da operação Alba Vírus, conduzida pela Polícia Federal, que mirava o grupo criminoso liderado por Karine.

O ministro considerou irregular uma busca e apreensão realizada em uma imobiliária em Balneário Camboriú, Santa Catarina, determinando que os materiais coletados não poderiam ser utilizados no processo. Até o trânsito em julgado da ação penal, o mandado de prisão foi suspenso.


Histórico e Condenação

Karine Campos é apontada como uma das maiores exportadoras de cocaína por via marítima do Brasil. Condenada a 17 anos de prisão em 2020, ela já possuía outros mandados de prisão, incluindo um expedido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

Desde 2021, Karine está foragida. Naquele ano, sua pena foi convertida para prisão domiciliar pelo STJ devido à necessidade de cuidar de seus dois filhos menores, mas ela não se apresentou às autoridades.


Outras Investigações: Operação Habeas Patter

O grupo liderado por Karine também foi alvo da operação Habeas Patter, em 2023, que investigou um suposto esquema de corrupção envolvendo R$ 3,5 milhões. O valor teria sido oferecido para garantir uma decisão judicial favorável à soltura de um traficante ligado à organização.

A negociação teria envolvido parentes do traficante e o filho de um juiz federal, com pagamentos condicionados à concessão do alvará de soltura. O magistrado envolvido, Cândido Ribeiro, se aposentou por invalidez em 2023, e o STJ negou o pedido de prisão contra ele.


Polícia Federal Continua as Buscas

Apesar da decisão do STJ, Karine Campos permanece sendo procurada pela Polícia Federal. Desde sua fuga, a PF tem divulgado possíveis disfarces que a traficante poderia estar utilizando. A investigação inicial que ligou Karine ao tráfico começou após a apreensão de 175 quilos de cocaína em Lisboa, Portugal, transportados por pessoas associadas à sua organização criminosa.


Impacto da Decisão

A anulação da operação Alba Vírus e a revogação do mandado de prisão de Karine Campos geram questionamentos sobre os desafios enfrentados no combate ao tráfico internacional de drogas e à impunidade. O caso também ressalta a complexidade de operações que envolvem investigações transnacionais e esquemas de corrupção no sistema judicial.

3 comments
  1. Esses ministros do STJ montaram uma máfia de venda de sentenças! Quase todos os dias saem informações de participação deles com facções criminosas! O crime comanda nosso judiciário, principalmente no STF e STJ, infelizmente!

  2. Realmente o Poder Paralelo brasileiro virou a máfia italiana, agora para completar só falta padres abençoarem seus crimes.
    Como a Itália conseguiu se livrar, me resta um pingo de esperança que aconteça o mesmo com o Brasil!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *