‘STF e TSE tiveram que inovar para preservar democracia e a Constituição’, afirma Alexandre de Moraes

Ministro afirma que ataques notícias falsas exigiram inovação para preservar a democracia no Brasil

Nesta terça-feira (15), o ministro afirmou que “ataques às eleições” promovidos por supostas notícias falsas fizeram com que o TSE e o STF tivessem que “inovar” para preservar a democracia no Brasil nos últimos anos.

A declaração de Moraes foi feita durante o encerramento do seminário “Integridade da Informação e Confiança nas Eleições”, promovido pelo TSE e pela International Foundation for Electoral Systems (Ifes).

“Nas últimas eleições nós tivemos um ataque maciço de notícias fraudulentas, notícias travestidas de liberdade de expressão e isso fez com que o TSE, o MP Eleitoral e o STF tivessem que inovar no sentido de preservar a nossa Constituição, a nossa democracia, a lisura das eleições mediante uma agressão inédita que não é uma peculiaridade brasileira, mas uma agressão inédita pelas mídias sociais, pelas redes sociais, à própria democracia”, afirmou o ministro do STF e presidente do TSE.

Moraes citou em seu pronunciamento o exemplo de países onde, assim como no Brasil, sucessivos questionamentos à legitimidade do sistema eleitoral foram perpetrados, como a Polônia e a Hungria.

Sair da versão mobile