STF: Dias Toffoli arquiva ação de governadores contra Bolsonaro

Políticos acionaram o Supremo após publicação feita pelo presidente sobre repasses aos estados
Presidente Jair Bolsonaro Ao Lado Do Ministro Dias Toffoli, Do STF Foto,EFE,Joédson Alves Presidente Jair Bolsonaro Ao Lado Do Ministro Dias Toffoli, Do STF Foto,EFE,Joédson Alves
Presidente Jair Bolsonaro Ao Lado Do Ministro Dias Toffoli, Do STF Foto,EFE,Joédson Alves

Políticos acionaram o Supremo após publicação feita pelo presidente sobre repasses aos estados

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu rejeitar e arquivar uma ação apresentada por governadores contra o presidente Jair Bolsonaro. O caso em questão tratava de uma publicação feita por Bolsonaro em fevereiro sobre repasses feitos aos estados.

A ação havia sido apresentada pelos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PSB), e da Bahia, Rui Costa (PT), e pedia que a publicação sobre repasses de verbas aos estados fosse excluída ou corrigida.

Ao decidir rejeitar a ação, Toffoli apontou que o caso não era de competência do STF, já que os governadores não conseguiram apontar a presença de um conflito federativo nem algum tipo de potencial para desestabilizar o pacto federativo.

No dia 28 de fevereiro, Bolsonaro divulgou os valores repassados a cada estado em 2020. Os governadores, no entanto, apontaram que o presidente queria desinformar e gerar equívocos, já que os valores não eram apenas aqueles destinados ao enfrentamento da pandemia, mas também a outras áreas da administração pública.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *