Senador Alessandro Vieira rebate fala de Gilmar Mendes

Ministro do STF criticou apoiadores de PEC que limita decisões monocráticas da Suprema Corte

Na última quinta-feira, 23, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) fez um comentário sobre as falas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, a respeito da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que busca limitar as decisões individuais de tribunais superiores, como o STF e o Superior Tribunal de Justiça.

“Diante da fala do notório Gilmar Mendes sobre a PEC, só me resta citar o hoje presidente da corte, em sessão de 2018: ‘Vossa excelência nos envergonha, vossa excelência é uma desonra para o tribunal’ Não tem ideia, não tem patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não o da Justiça”, escreveu o senador no X/Twitter.

Gilmar Mendes criticou um grupo de pessoas que iniciou uma “empreitada” com a pretensão de “travestidos de estadistas presuntivos e a encerraram melancolicamente como inequívocos pigmeus morais”.

“O STF, sempre atento às suas responsabilidades e ao contexto que o cerca, está preparado para enfrentar, mais uma vez e caso necessário, as investidas desmedidas e inconstitucionais, agora provenientes do Poder Legislativo”, disse Gilmar Mendes.

A PEC foi aprovada por 52 votos contra 18, na noite da quarta-feira 22. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), votou a favor da matéria e levou consigo mais dois votos.

O Partido dos Trabalhadores recomendou que seus membros votassem contra a proposta, enquanto o Palácio do Planalto não emitiu uma posição oficial sobre o assunto. Jaques, por ter votado a favor, foi alvo de críticas de ministros do STF e de senadores filiados ao PT. As informações são da Revista Oeste.

Sair da versão mobile