JustiçaNotíciasPolítica

Alexandre de Moraes autoriza retorno de Ibaneis Rocha ao cargo de governador do DF

Retorno do político ao posto havia sido pedido pela defesa; governador deve retomar o cargo nesta quinta-feira (16)

Na tarde desta quarta-feira (15), o ministro do Tribunal de Justiça Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou Ibaneis Rocha (MDB) a voltar ao cargo de governador do Distrito Federal (DF).

“O momento atual da investigação — após a realização de diversas diligências e laudos — não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado Ibaneis Rocha Barros Júnior possa comprometer a presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas”, afirma Moraes na decisão.

Ibaneis está afastado desde 9 de janeiro por decisão do ministro. A destituição ocorre na sequência de atos cometidos contra os prédios do Congresso Nacional, STF e Planalto, um dia antes.

Por decisão de Moraes, Ibaneis volta a exercer imediatamente o cargo de governador.

A defesa de Ibaneis pediu a revogação do afastamento no dia 9 de fevereiro, após Alexandre de Moraes liberar da prisão o ex-comandante da PM do DF, coronel Fábio Augusto Vieira, também investigado.

Na sexta-feira da semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor da revogação do afastamento de Ibaneis.

Segundo a manifestação da PGR, não existiam mais motivos para o afastamento do governador.

“A defesa do governador Ibaneis Rocha sempre defendeu a sua inocência. Mesmo respeitando a decisão tomada pelo ministro [do Supremo Tribunal Federal (STF)] Alexandre de Moraes em 9 de janeiro, mesmo compreendendo a gravidade dos fatos, a defesa sempre procurou demonstrar de maneira respeitosa a inocência do governador”, afirmou o advogado Cleber Lopes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo