Notícias

Desabafo: o relato de uma jornalista dispensada pela Globo

Veruska Donato foi demitida da emissora em 2021

A jornalista Veruska Donato fez um desabafo contra a rede Globo no Dia do Jornalista, revelando que trabalhou na emissora por mais de 20 anos e foi demitida em 2021.

Ela não estava no recente passaralho da Globo, mas publicou um texto em seu perfil no Instagram para apoiar os amigos e criticar a emissora. A rede de televisão tem desligado diversos profissionais do jornalismo, inclusive aqueles que tinham grandes carreiras.

“Na semana em que a maior rede de jornalismo do país demite entre 30 e 40 jornalistas, não há o que comemorar nesse 7 de abril”, escreveu Veruska, que atualmente apresenta o jornal “Balanço da Manhã”, da TV Record, em Mato Grosso do Sul. “É preciso dizer aqui que não há o que justifique o que a empresa fez. Novos tempos? Que tempos? Passamos boa parte do nosso tempo em plantões longe dos nossos filhos e companheiros para servir a empresa, como Pessoa Jurídica nem hora extra tínhamos.”

A jornalista entrou com uma ação na Justiça contra a emissora devido a dívidas trabalhistas e assédio moral relacionado à sua aparência, alegando ter desenvolvido a síndrome de burnout.

“É do jogo? Quer dizer que é do jogo também ser agredido verbalmente, ou muitas vezes, fisicamente por telespectadores descontentes pela cobertura jornalística da empresa?”, interpelou a apresentadora. “Devem querer dizer que é do jogo capitalista querer mais e mais lucro? Nada justifica uma empresa que fecha as contas no azul demitir sem escrúpulos, me desculpem os liberais. É para ter mais dinheiro? Uma concessão pública deveria ter mais consideração.”

A ação movida contra a Globo é no valor de R$ 13 milhões. No documento, Veruska afirma que as jornalistas eram cobradas em relação as suas vestimentas e aparência. Elas tinham de usar roupas “comportadas”, que não marcassem “barrigas persistentes” e nem “estômagos avantajados”.

A jornalista Veruska Donato foi afastada por 77 dias da Globo em 2021 devido à sua incapacidade de continuar trabalhando, mas cinco dias após o retorno, foi demitida. A apresentadora terminou seu desabafo dizendo que o “jornalismo deveria estar de luto”. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Então, os jornalistas que fizeram o jornalismo sujo e fraco, todos aqueles que se sujeitaram a espalhar notícias faltas e manipuladas agora pagam o preço.
    Além de desempregados, agora não tem nenhuma moral para chegar a população e fazer campanha contra a Emissora. Sinto muito por ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo