Esdras do Coração Macuxi foi o único candidato da sigla eleito em todo o Estado da Região Norte
Apenas um vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito no Estado de Roraima durante as eleições municipais de 2024. As votações aconteceram em todo o país no último domingo, dia 6. No referido Estado, o partido não apresentou candidatos para a disputa pela prefeitura.
O candidato Esdras do Coração Macuxi, do PT, foi eleito em Uiramutã, localizado no extremo norte do estado. O vereador obteve 351 votos, que representam aproximadamente 4,9%. O município tem pouco mais de 8 mil eleitores registrados. No total, o partido apresentou 16 candidatos a vereador em Roraima.
A cidade de Uiramutã ocupa a décima posição entre as cidades mais populosas de Roraima. O referido Estado é composto por 15 municípios. A capital, Boa Vista, é a que apresenta a maior quantidade de habitantes, com uma população aproximada de 470 mil pessoas.
Em Uiramutã, o partido apresentou Secilita Ingaricó como candidata a vice-prefeita. Ela fez parte da chapa liderada por Professor Abraão (PDT), que acabou perdendo a disputa eleitoral para Tuxaua Benísio (Rede).
Em 2012, o PT conseguiu eleger 12 vereadores nos municípios de Roraima. No entanto, houve uma queda nos números nas eleições subsequentes. Roraima ficou famosa por ter o maior percentual de votos para o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, registrando 76% de votos válidos para o político liberal no segundo turno.
Nesta eleição, sete prefeitos foram eleitos pelo PP, seis pelo Republicanos, um pelo MDB e ainda um pela Rede Sustentabilidade, conforme a escolha dos eleitores do Estado.
PT termina primeiro turno sem prefeitura nas capitais
O desempenho do PT no primeiro turno das eleições municipais de 2024 não foi positivo. A legenda não conseguiu eleger prefeitos em nenhuma capital e, no momento, possui possibilidades de triunfo em apenas quatro delas no segundo turno. Este resultado indica o declínio da sigla, que tradicionalmente tinha uma forte representação em diversas cidades do Brasil.
Em disputas nas capitais, o PT foi eclipsado por candidatos de outras facções políticas, muitos dos quais tinham uma orientação à direita. Em Belo Horizonte, por exemplo, a cidade que garantiu a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022, Bruno Engler (PL), que tem o apoio de Jair Bolsonaro, estava na liderança. Ele competirá no segundo turno contra Fuad Noman (PSD), o atual prefeito que busca a reeleição com o apoio do PT.
A perda do PT se alastra às capitais de outros Estados que concederam vitória a Lula em 2022. Por exemplo, em Maceió, JHC, endossado por Bolsonaro, venceu no primeiro turno. As informações são da Revista Oeste.
Eis um trocadilho do nome Fuad Noman para Fraude Noman.