PT consegue eleger apenas 1 vereador em Roraima

Esdras do Coração Macuxi foi o único candidato da sigla eleito em todo o Estado da Região Norte
Eleitores Do PT Durante Campanha Em 2022 Eleitores Do PT Durante Campanha Em 2022
Eleitores do PT durante campanha em 2022 | Foto: Lula Marques/PT

Esdras do Coração Macuxi foi o único candidato da sigla eleito em todo o Estado da Região Norte

Apenas um vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito no Estado de Roraima durante as eleições municipais de 2024. As votações aconteceram em todo o país no último domingo, dia 6. No referido Estado, o partido não apresentou candidatos para a disputa pela prefeitura.

O candidato Esdras do Coração Macuxi, do PT, foi eleito em Uiramutã, localizado no extremo norte do estado. O vereador obteve 351 votos, que representam aproximadamente 4,9%. O município tem pouco mais de 8 mil eleitores registrados. No total, o partido apresentou 16 candidatos a vereador em Roraima.

A cidade de Uiramutã ocupa a décima posição entre as cidades mais populosas de Roraima. O referido Estado é composto por 15 municípios. A capital, Boa Vista, é a que apresenta a maior quantidade de habitantes, com uma população aproximada de 470 mil pessoas.

Em Uiramutã, o partido apresentou Secilita Ingaricó como candidata a vice-prefeita. Ela fez parte da chapa liderada por Professor Abraão (PDT), que acabou perdendo a disputa eleitoral para Tuxaua Benísio (Rede).

Em 2012, o PT conseguiu eleger 12 vereadores nos municípios de Roraima. No entanto, houve uma queda nos números nas eleições subsequentes. Roraima ficou famosa por ter o maior percentual de votos para o ex-presidente em 2022, registrando 76% de votos válidos para o político liberal no segundo turno.

Nesta eleição, sete prefeitos foram eleitos pelo PP, seis pelo Republicanos, um pelo MDB e ainda um pela Rede Sustentabilidade, conforme a escolha dos eleitores do Estado.

PT termina primeiro turno sem prefeitura nas capitais

O desempenho do PT no primeiro turno das eleições municipais de 2024 não foi positivo. A legenda não conseguiu eleger prefeitos em nenhuma capital e, no momento, possui possibilidades de triunfo em apenas quatro delas no segundo turno. Este resultado indica o declínio da sigla, que tradicionalmente tinha uma forte representação em diversas cidades do Brasil.

Em disputas nas capitais, o PT foi eclipsado por candidatos de outras facções políticas, muitos dos quais tinham uma orientação à direita. Em Belo Horizonte, por exemplo, a cidade que garantiu a vitória do presidente Luiz Inácio da Silva nas eleições de 2022, Bruno Engler (PL), que tem o apoio de Jair Bolsonaro, estava na liderança. Ele competirá no segundo turno contra Fuad Noman (PSD), o atual prefeito que busca a reeleição com o apoio do PT.

A perda do PT se alastra às capitais de outros Estados que concederam vitória a Lula em 2022. Por exemplo, em Maceió, JHC, endossado por Bolsonaro, venceu no primeiro turno. As informações são da Revista Oeste.



1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *