Chefe do Executivo deu declarações durante conversa com apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada
Durante conversa com apoiadores nesta sexta-feira (10), na entrada do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro rebateu críticas provocadas pela divulgação de seu comunicado à nação. Ele pediu que quem o ataca pela mudança de postura leia a nota com calma.
– O que aconteceu às três da tarde de ontem [quinta, 9]. Não posso falar para cima, que o dólar… O que acontece? Cada um fala o que quiser. O cara não lê a nota e reclama. Leia a nota, duas, três vezes. É bem curtinha, são 10 pequenos itens. Entenda… Se o dólar dispara, influencia o combustível – disse o chefe do Executivo.
Apesar da reação positiva do mercado à carta do presidente, com o dólar fechando em baixa, na quinta-feira, e a Bolsa, em alta, Bolsonaro foi alvo de críticas por conta de suas declarações a respeito do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na nota, o presidente disse que não teve “nenhuma intenção e agredir quaisquer dos Poderes”.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos, também defendeu o tom de moderação adotado por Bolsonaro. Nas redes sociais, ele pediu paciência aos apoiadores do governo.
– O presidente Jair Bolsonaro sempre disse que jogaria nas quatro linhas da Constituição. Mesmo assim, seus opositores o chamavam de antidemocrático. É a velha tática esquerdista: acuse-os do que você é! Hoje, me surpreendo ao ver muitos caírem no novo discurso opositor de ofensa ao presidente. Ora, reflitam. O presidente é um estadista e patriota. Defende o Brasil acima de tudo. Pelo país está disposto a sacrificar a própria vida, que quase foi perdida, há três anos, por defender a pátria e a família. Sua bravura foi posta à prova e ele jamais desistiu, apesar dos ataques covardes. No passado, vimos muitos virarem as costas para Jair Bolsonaro em defesa de supostos “heróis”. O tempo trouxe a verdade! Tenham paciência, pois, mais uma vez, o tempo irá consolidar a verdade – escreveu Ramos, no Twitter.
Ele também usou a #EuConfioEmBolsonaro, que estava entre os assuntos mais comentados do Twitter na manhã desta sexta-feira.
O texto da nota de Bolsonaro foi elaborado com a ajuda do ex-presidente Michel Temer.