MundoNotícias

Líder do Hamas diz que túneis são para terroristas, não para civis

Em entrevista, Abu Marzouk, que vive no Qatar, alegou que proteger civis em Gaza é responsabilidade da ONU e de Israel

Durante uma entrevista concedida ao canal Russia Today na última sexta-feira, Abu Marzouk, líder do grupo Hamas, declarou que os túneis construídos no território de Gaza não têm como objetivo proteger os civis palestinos que residem no local. Ele ainda transferiu a responsabilidade de proteção para a ONU e para Israel.

O líder do Hamas afirmou que os túneis foram construídos para proteger o grupo de aviões, e não para abrigar civis durante bombardeios. Ele também disse que o Hamas está lutando de dentro dos túneis.

“Todos sabem que 75% das pessoas na faixa de Gaza são refugiados, e é responsabilidade da ONU protegê-los. De acordo com a Convenção de Genebra, é responsabilidade da ocupação [Israel] fornecer a eles todos os serviços enquanto eles estiverem sob a ocupação”, acrescentou Marzouk.

Após a retirada de Israel da faixa de Gaza em 2005, o controle do território foi assumido pelo Hamas a partir do ano seguinte. Desde então, o grupo terrorista tem recebido uma grande quantidade de ajuda internacional, incluindo ajuda financeira proveniente de aliados como o Qatar e o Irã, totalizando centenas de milhões de dólares.

Abu Marzouk, um dos líderes do Hamas, é acusado por Israel de viver uma vida luxuosa no Qatar e não em Gaza. De acordo com um vídeo divulgado pelo Estado judeu, ele possui uma fortuna de US$ 3 bilhões. Um jornal alemão confirmou que a liderança do grupo terrorista construiu uma riqueza financeira enquanto a população de Gaza vive em condições precárias.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Esperar o que de terroristas. São assassinos cruéis até de seu próprio povo. Quem os defende e ajuda, são assassinos também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo