Graça Carazzoni tem 85 anos e é chefe do Executivo da cidade de Itambé, no interior de Pernambuco
A líder do Executivo da cidade de Itambé, no interior de Pernambuco, Graça Carazzoni (MDB), de 85 anos e a mulher mais velha do Brasil a ocupar tal cargo, declarou ao jornal Folha de S.Paulo que o ex-presidente Jair Bolsonaro é vítima de “injustiça eleitoral”.
“Acho que tem muita coisa que foi errada”, afirmou a prefeita, sem entrar em detalhes.
Graça é uma crítica do Partido dos Trabalhadores (PT) e apoiou Bolsonaro na eleição presidencial de 2022. Um apoio como o de Graça é incomum nesta área do nordeste, pois o PT geralmente tem uma vantagem entre os eleitores do interior.
“Simpatizei e vi a mentalidade dele [Bolsonaro]”, explicou Graça. “Achei muito boa para que ele fosse o presidente.”
Apesar do suporte da prefeita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva triunfou no segundo turno com 72% dos votos na cidade de Itambé.
A mulher de 85 anos afirmou que não dará seu voto a Lula, se o petista disputar a reeleição presidencial em 2026. “Voto não”, ela disse.
“Lula foi presidente, teve passado, acreditaram muito no que ele disse que iria realizar”, explicou a prefeita. “Acho que ele está indo no caminho errado. Gostaria que ele realizasse tudo que ele prometeu fazer para o povo, que está sofrendo.”
Conheça a história da prefeita mais velha do Brasil
Graça Carazzoni, aos 85 anos, é a prefeita mais idosa do país. Ela é integrante de uma tradicional família política da zona da mata, localizada ao norte do Estado.
Silveste José Gorini, de 92 anos, é o prefeito mais velho do Brasil. Ele governa Varre-Sai, uma cidade no interior do Rio de Janeiro.
A metrópole governada pela líder do MDB tem uma população de 35 mil pessoas e está localizada na fronteira com a Paraíba.
Embora sejam diferentes Estados, existem ruas na cidade que começam em Itambé e terminam em Pedras de Fogo (PB). As cidades operam de forma integrada e a atividade econômica é compartilhada entre elas.
A personalidade política, chamada Dona Graça, visita o gabinete da prefeitura de segunda a sexta-feira. A equipe de reportagem da Folha documentou cidadãos na sede executiva, com solicitações relacionadas ao serviço de saúde e assistência social.
A chefe do executivo municipal afirmou que a sua idade não é um obstáculo. De acordo com ela, a experiência auxilia na gestão de Itambé.
“Nem pensei em idade, a minha mente é a mesma”, disse a chefe do Executivo municipal. “A idade ajuda. Acho que sou a mesma pessoa de 20 anos atrás.” As informações são da Revista Oeste.