Pré-Candidato de Direita à Presidência da Colômbia É Baleado em Evento em Bogotá

Miguel Uribe é baleado na cabeça durante evento em Bogotá; estado de saúde é grave e investigação mobiliza governo.
Miguel Uribe Miguel Uribe
Miguel Uribe

Senador de direita foi atingido por dois disparos na cabeça; atentado gera comoção nacional e mobiliza autoridades

O senador Miguel Uribe, do partido Centro Democrático, foi vítima de um atentado neste sábado (7) durante um evento de campanha no bairro Modelia, em Bogotá, Colômbia. Uribe, de 39 anos, é pré-candidato à presidência do país e foi atingido por dois tiros na cabeça enquanto se despedia de apoiadores em um parque local.

Segundo testemunhas, um homem se aproximou e efetuou três disparos. O senador foi socorrido imediatamente e levado à Clínica Medicentro, onde permanece sob cuidados intensivos. Outros dois participantes do evento também ficaram feridos.

Um dos criminosos foi preso; outro baleado pela polícia

A Polícia Nacional da Colômbia confirmou que um dos atiradores foi baleado por agentes no local, e o segundo acabou capturado. O estado de saúde do criminoso detido ainda não foi divulgado.

Governo oferece recompensa e convoca forças de segurança

Diante da gravidade do atentado, o governo colombiano ofereceu uma recompensa de até 3 bilhões de pesos (cerca de R$ 4 milhões) por informações que levem aos responsáveis. O ministro da Defesa, Iván Velásquez, convocou uma reunião extraordinária com a cúpula militar e policial:

Este atentado nos mobiliza a redobrar esforços para proteger a vida, garantir a participação política livre e fazer justiça.”

Apoio de políticos e reação pública

A prefeita de Bogotá, Carlos Fernando Galán, informou que toda a rede hospitalar da capital está em alerta para possíveis transferências. Já a pré-candidata María Fernanda Cabal, também do Centro Democrático, repudiou o atentado:

Rejeito veementemente esse ato criminoso. Estamos atentos à sua situação e pedimos a Deus pela sua recuperação.”

A Presidência da Colômbia divulgou nota oficial cobrando investigação rigorosa e solidarizando-se com Uribe. Já o presidente Gustavo Petro, criticado por não se pronunciar de imediato, publicou mais tarde uma mensagem enigmática em sua conta no X (antigo Twitter), evocando temas pessoais e históricos de violência.

Uribe discursava sobre inclusão quando foi atingido

Imagens compartilhadas nas redes mostram o exato momento em que Miguel Uribe é baleado. Segundo pessoas presentes, o senador falava sobre políticas para pessoas com deficiência no momento dos tiros.

Reconhecido como uma das principais vozes da oposição, Uribe vinha ganhando destaque na disputa presidencial colombiana, intensificando sua agenda de campanha nas últimas semanas.



Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *