Pesquisa aponta que 44% dos brasileiros veem a direita como representante do patriotismo

Levantamento Genial/Quaest aponta que 44% veem a direita como mais ligada ao patriotismo e combate à corrupção.
Manifestação Manifestação
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasi

Levantamento Genial/Quaest mostra que discurso patriótico e anticorrupção é mais associado à direita; esquerda aparece com 28%

Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada neste domingo (12), indica que 44% dos brasileiros acreditam que a direita representa melhor o discurso de patriotismo e combate à corrupção, enquanto 28% associam essa pauta à esquerda. Outros 12% afirmaram que nenhum dos dois campos políticos se destaca, e 16% não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 2 e 5 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Homens e evangélicos associam mais o patriotismo à direita

Entre os recortes do estudo, a percepção favorável à direita é mais forte entre homens (50%) do que entre mulheres (39%). Já entre os evangélicos, o índice sobe para 53%, demonstrando uma identificação mais acentuada entre grupos religiosos e o discurso patriótico de viés conservador.

A esquerda, por outro lado, aparece mais associada a esse tipo de discurso entre mulheres e eleitores com maior escolaridade, embora continue minoritária nesses segmentos.

Análise e disputa simbólica

De acordo com analistas ouvidos pela Quaest, os resultados refletem anos de consolidação de uma estratégia comunicacional da direita, que buscou apropriar-se de símbolos nacionais — como a bandeira, o hino e as cores verde e amarela — para reforçar mensagens ligadas à ordem, moralidade e segurança.

A pesquisa também indica que há um desafio para a esquerda em reconstruir uma narrativa de identidade nacional, hoje mais associada ao campo conservador.

O levantamento sugere, ainda, que o patriotismo político segue sendo um espaço de disputa simbólica no Brasil, no qual valores morais, culturais e históricos têm peso semelhante ao das propostas programáticas.


1 comments
  1. enquanto os politicos em busca de poder pra mamar nas tetas da brazuela inventam slogans…”democracia” “patriotismo” o brazizao vai se fudendo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *