ONU vê indícios de que Coreia do Norte reiniciou reator nuclear

Agência Internacional de Energia Atômica classificou informação como ‘altamente preocupante’
Reator Nuclear De Yongbyon Teria Sido Reiniciado Pelo Regime Do Ditador Kim Jong Un , Foto, Divulgacão , GeoEye Satellite Image Reator Nuclear De Yongbyon Teria Sido Reiniciado Pelo Regime Do Ditador Kim Jong Un , Foto, Divulgacão , GeoEye Satellite Image
Reator Nuclear De Yongbyon Teria Sido Reiniciado Pelo Regime Do Ditador Kim Jong Un , Foto, Divulgacão , GeoEye Satellite Image

Agência Internacional de Energia Atômica classificou informação como ‘altamente preocupante’

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), ligada à Organização das Nações (ONU), emitiu nesta segunda-feira, 30, um alerta a respeito do programa nuclear da Coreia do Norte. Segundo o órgão, o regime do ditador Kim Jong-un pode ter reiniciado o reator nuclear de Yongbyon.

“Desde o início de julho, há indícios, incluindo a descarga de água de resfriamento, consistentes com o funcionamento do reator”, informou a agência em seu relatório anual, registra a France-Presse. De acordo com a Aiea, trata-se de uma informação “altamente preocupante” e que indicaria uma expansão do programa armamentista norte-coreano.

Em 2019, Kim Jong-un chegou a admitir o fechamento de parte do complexo de Yongbyon, durante reunião com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde que fossem derrubadas sanções econômicas impostas à Coreia do Norte. A oferta foi rejeitada.

Ainda segundo o relatório da agência, o reator parecia inativo desde 2018, mas há sinais de que teria sido reiniciado recentemente, o que configuraria “clara violação” das resoluções da ONU.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *