Jornalista acusou a Corte de criminalizar a opinião
O comentarista político Rodrigo Constantino repudiou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta sexta-feira (20) expediu mandados de busca e apreensão contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, entre eles o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) e o cantor Sérgio Reis.
Em participação no programa 3 em 1, da Jovem Pan, o jornalista afirmou que o sistema no Brasil “é bruto” e que a Justiça passou a criminalizar a opinião.
– O Brasil vive um dia muito triste. Não há mais qualquer verniz de Estado Democrático de Direito no país. O sistema é bruto, é criminoso e está exposto em praça pública. Existe no Brasil hoje o crime de opinião. Essa mesma operação está até mesmo asfixiando o levantamento de recursos para uma manifestação que eles estão chamando previamente de ‘atos antidemocráticos’ – disse Constantino, fazendo referência à decisão de Moraes que bloqueou um financiamento coletivo para a manifestação conservadora marcada para o dia 7 de setembro.
Constantino ainda chamou de “piada de mau-gosto” a ordem de busca e apreensão contra Sérgio Reis.
– É uma piada de mau-gosto. O que estão tentando matar a reação da população brasileira em relação aos desmandos. Vão ter que prender cada vez mais gente, intimidar, porque não está dando certo, porque o Brasil ainda tem muito patriota com coragem e independência para lutar pela liberdade e não deixar o Brasil cair nas garras do Foro de São Paulo de mão beijada – concluiu o comentarista.