Deputado Comenta Prisões de Militares Acusados de Planejar Golpe de Estado
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou a rede social X nesta terça-feira (19) para comentar a Operação Contragolpe, conduzida pela Polícia Federal (PF). A ação resultou na prisão de cinco suspeitos de planejar um golpe de Estado em 2022.
Para Nikolas, a operação tem como objetivo desviar a atenção de recentes polêmicas envolvendo a primeira-dama, Janja da Silva, durante sua participação no G20.
“A Janja fez tanta m**** que tiveram que voltar com o tal golpe de estado”, escreveu o parlamentar mineiro, referindo-se às controvérsias geradas por falas e atitudes da primeira-dama.
Ação da Polícia Federal e Prisões
A Polícia Federal realizou prisões e apreensões relacionadas a um plano que, segundo as investigações, incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os detidos estão quatro militares do Exército e um policial federal:
- General de brigada Mario Fernandes (na reserva),
- Tenente-coronel Helio Ferreira Lima,
- Major Rodrigo Bezerra Azevedo,
- Major Rafael Martins de Oliveira,
- Policial federal Wladimir Matos Soares.
Plano “Punhal Verde e Amarelo”
Conforme a PF, as investigações apontaram para um detalhado planejamento operacional, batizado de “Punhal Verde e Amarelo”, que deveria ser executado em 15 de dezembro de 2022. O objetivo do plano seria assassinar os então eleitos presidente Lula, vice-presidente Alckmin e o ministro Moraes, configurando uma tentativa de desestabilização do regime democrático no país.
Só rindo mesmo. Quem faz um plano perfeito, não executa, mas deixa uma porção de provas contra si mesmo. Será existem pessoas tão ingênuas, a ponto de acreditar nessa narrativa?