Ministro da Educação avalia criar universidade federal digital

Objetivo é ampliar o acesso à rede pública
Ribeiro Defende Economia De Dinheiro Dos Pagadores De Impostos,Foto, Isaac Nóbrega,PR Ribeiro Defende Economia De Dinheiro Dos Pagadores De Impostos,Foto, Isaac Nóbrega,PR
Ribeiro Defende Economia De Dinheiro Dos Pagadores De Impostos,Foto, Isaac Nóbrega,PR

Objetivo é ampliar o acesso à rede pública

O Ministério da Educação (MEC) estuda lançar uma universidade federal 100% digital. É o que anunciou o titular da pasta, Milton Ribeiro, durante audiência pública no Senado, na quinta-feira 16. A ideia é ampliar o acesso da rede pública de ensino para todos. “Temos visto a experiência em grandes países que estão desenvolvendo essa ferramenta”, disse. “Vamos começar com alguns cursos e todos vão poder ter acesso, pois com 400, 500 professores, eu posso atingir a milhões de alunos, obedecendo ao Programa Nacional de Educação”, explicou.

Ribeiro lembrou que, nos últimos anos, o orçamento das universidades federais foi impactado pela crise econômica e, sobretudo, pela pandemia de coronavírus. “Quando falamos em diminuição das verbas para as universidades federais, eu concordo plenamente”, ressaltou. “Vejo que, em um passado não tão distante, o orçamento do ensino federal era muito grande, muito maior do que o que temos hoje”, observou. “Vale dizer que vivemos tempo de guerra”, acrescentou o ministro, ao salientar a necessidade de se conter gastos.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *