Nísia Trindade negou que haja desabastecimento de imunizantes para doenças como hepatites A e B, tétano e raiva no Estado
A titular da pasta da Saúde, Nísia Trindade, refutou alegações de falta de vacinas no Rio Grande do Sul. Ela insistiu que a notícia é falsa e que as doses de vacinas “contra uma série de doenças”, incluindo hepatites A e B, tétano e raiva, estão sendo enviadas para a região desde o último domingo, 5.
“Fake news seguem tentando promover caos, como se não bastasse a tragédia que a população gaúcha está vivendo”, declarou Nísia. “Enviamos ao Estado um reforço de 200 mil doses contra tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, raiva e picadas de animais.”
Nísia também afirmou que o ministério está repor a rede de refrigeração, “além dos estoques de vacinas pedidas nas enchentes” no RS. Serão enviadas 200 caixas térmicas de alta qualidade e 4.800 bobinas de resfriamento. Esses itens serão utilizados para “o armazenamento correto dos imunizantes.”
Todas as nossas forças tinham que estar focadas apenas no socorro às pessoas. As fakenews, infelizmente, são parte da destruição contra a qual temos que trabalhar. Peço a todas e todos para estarmos muito atentos neste momento e não compartilharmos falsas informações. (5/5)
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) May 11, 2024
“Todas as nossas forças tinham que estar focadas apenas no socorro às pessoas. As fake news, infelizmente, são parte da destruição contra a qual temos que trabalhar. Peço a todas e a todos para estarmos muito atentos neste momento”, declarou.
A ministra também divulgou uma imagem onde indica as acusações de escassez de vacinas no Sul como desinformação. “Vamos acompanhar para alertar as pessoas para não cairmos em fake news”, acrescentou.
Nikolas diz não haver ‘fake news‘ em denúncias
Em uma postagem em sua rede social, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) negou a presença de ‘fake news’ nas acusações de falta de imunizantes.
A ministra da saúde, ao invés de dizer onde estão as vacinas que questionamos a falta, faz um post acusando todo mundo de “fakenews”. Esses vídeos abaixo não me parecem fakenews. Pessoas recebendo doações de vacinas de municípios vizinhos, não me parece fakenews. O que me parece… pic.twitter.com/9rKFzpK8Xw
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) May 12, 2024
O presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados declarou: “A ministra da Saúde, ao invés de dizer onde estão as vacinas que questionamos a falta, faz um post acusando todo mundo de fake news”.
Afirmou que vídeos publicados nas redes não parecem ser desinformação, como alegou a ministra de Lula. “Pessoas recebendo doações de vacinas de municípios vizinhos, não me parece fake news“, justificou.
“O que me parece é que estamos cobrando ação de um governo ineficaz e quando sentem a pressão, saem acusando todo mundo de fake news para mostrar serviço. Você é uma vergonha, socióloga Nisia Trindade”, salientou Nikolas Ferreira. As informações são da Revista Oeste.
Esse desgoverno ilegítimo do ladrão cachaceiro é a maior fraude do Brasil.