EconomiaNotíciasPolítica

Mercadante assume BNDES e confirma: banco vai financiar países de esquerda

Petista tomou posse na manhã desta segunda-feira, 6

Ao tomar posse nesta segunda-feira, 6, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, confirmou que o banco irá financiar obras em países de esquerda, prática adotada pelos governos de Luiz Inácio da Silva e Dilma Rousseff entre 2003 e 2016.

Nesse período, cerca de 80 obras nas ditaduras da Venezuela e de Cuba e em outros países governados pela esquerda na América Latina e na África receberam financiamento vultosos e com excelentes condições, como longo prazo para pagamento e baixa taxa de juros. As duas ditaduras e Moçambique deram calote e até hoje não pagaram os financiamentos.

Em viagem à Argentina, em 24 de janeiro, Lula confirmou o retorno dos financiamentos internacionais, suspensos nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Agora, na posse, Mercadante disse que “o presidente Lula tem toda a razão quando diz que o BNDES tem de ser um banco parceiro do desenvolvimento e da integração regional”. “O nosso desenvolvimento passa necessariamente pela integração da América Latina, pela parceria com os países do sul global”, declarou Mercadante, no discurso de posse.

Segundo Mercadante, militante petista histórico e até então presidente da Fundação Perseu Abramo, um braço do PT, “o Brasil será ainda maior quando atuar em conjunto com os seus vizinhos”. “O Brasil é mais da metade do território, do PIB e da população da América do Sul. Estamos irrevogavelmente inseridos neste contexto geográfico e histórico. Nosso destino está portanto indissoluvelmente ligado ao destino da nossa região.”

Coordenador do programa de governo de Lula, havia dúvidas se ele, de fato, poderia assumir o cargo no banco público, considerando que a Lei das Estatais proíbe, pelo prazo de 36 meses, que pessoas que tiveram participação na campanha eleitoral assumam cargos na diretoria e nos conselhos das estatais. O Tribunal de Contas da União (TCU), entretanto, não observou infringência à lei. Mercadante foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Casa Civil nos governos de Dilma Rousseff (PT). As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. EU espero que este seja o começo do fim do governo Lula. Cadê os cuidados para com os esfomeados da Marina Silva? Por enquanto, só Lei Rouanet e agora dinheiro para us países socialistas amigos particulares do presidente, não do Brasil.

  2. Isso é um absurdo! O Brasil precisando de investimentos, e o Mercadante falar que vai emprestar dinheiro pra países de esquerda, é inadmissível, não dá pra acreditar que por ignorância humana consegue votar e defender este governo, que num passado bem curto de tempo provou pro mundo que roubar, desviar dinheiro e corrupção é a melhor forma de gestão de governo. Eu fico doente de ver tanto descaso com seu próprio povo. O Nordeste teve a água da transposição do Rio São Francisco cortada, pra deixar o povo na miséria. E gostar de sofrer mesmo. Eu repúdio este tipo de crime cometido contra os nossos irmãos Nordestinos. E triste, mas até quando vamos ter de fazer o “L”, pra manter esta grande Nação na miséria.

  3. D’US traga para o plano físico da nação brasileira o que já está pronto no plano etérico, antes que o país seja destruído e seu povo escravizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo