Ministra do Meio Ambiente oferece apoio a vítimas de incêndios em São Paulo
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comunicou neste sábado (24) que fez uma ligação para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para expressar sua solidariedade a todas as pessoas que estão sendo afetadas pelos incêndios que, desde a última quinta-feira (22), estão arrasando as cidades do interior de São Paulo.
“Conversei esta noite com o governador Tarcísio de Freitas para prestar minha total solidariedade ao Estado de São Paulo, especialmente às famílias das vítimas e a todas as pessoas que estão sofrendo com os gravíssimos incêndios.”, afirmou a ministra. (íntegra da declaração no final da matéria).
O estado de São Paulo registrou, nos últimos dois dias, um impressionante número de 2.300 focos de incêndio. Esse índice é sete vezes maior que o total registrado em todo o mês de agosto do ano anterior e supera até mesmo os números de estados da Amazônia Legal. Em resposta a essa situação crítica, o governo de São Paulo estabeleceu um gabinete de crise para gerenciar a emergência.
Especialmente em Ribeirão Preto, os esforços estão concentrados, pois é a região mais afetada pela baixa umidade do ar e pelos incêndios. A cidade, que está lidando com 14 incêndios, está entre quase 40 cidades de São Paulo em alerta máximo, com 17 delas tendo focos ativos, de acordo com a última atualização do Executivo na tarde de sábado.
O aumento expressivo na demanda por assistência médica em Ribeirão Preto tem sido provocado pela fumaça dos incêndios. O sistema de saúde municipal registra um crescimento de 60% nos atendimentos ligados a questões respiratórias, se comparado com a média dos finais de semana.
Eis a íntegra da declaração de Marina Silva:
Conversei esta noite com o governador Tarcísio de Freitas para prestar minha total solidariedade ao Estado de São Paulo, especialmente às famílias das vítimas e a todas as pessoas que estão sofrendo com os gravíssimos incêndios.
O número de focos de incêndio, as cidades em estado de alerta máximo e o avanço da destruição e dos riscos apontados pelo INPE exigem respostas rápidas e coordenadas entre todas as instâncias de poder.
Reforcei ao governador que estamos à disposição para enfrentarmos conjuntamente essa situação, intensificada pelos fortes ventos e pela seca.
O governo federal, por meio do Ministério da Defesa, também está enviando aviões para combater o fogo. É importantíssima a decisão do governador de montar uma sala de situação e mobilizar todos os recursos do governo estadual.
E o que a sra. e seu Lula estão fazendo pelos nossos irmãos em Marajo e Amzonas? A sra sabe que lá também tem fogo e que os irmãos do Sul ainda sofrem com a água enquanto vocês usam os aviões para passear?