Maduro quer unir forças com Trump para combater cartéis: “Temos experiência concreta”

Maduro propõe parceria com Trump contra o narcotráfico e exalta suposta experiência da Venezuela.
Dia Muy Especial Frente Al Mar Caribe En La Guaira. Alli En Un Acto Junto Al Pueblo Hice Los E1755598932249 Dia Muy Especial Frente Al Mar Caribe En La Guaira. Alli En Un Acto Junto Al Pueblo Hice Los E1755598932249
Foto: Divulgação/Governo da Venezuela

Ditador faz sugestão em meio à crescente pressão dos Estados Unidos sobre o regime chavista

Apontado pelo governo dos Estados Unidos como o líder do Cartel de los Soles, o ditador propôs nesta segunda-feira (1º) ao presidente norte-americano Donald a formação de uma ação conjunta entre os países da região com o objetivo de “acabar com o narcotráfico”.

destacou que a possui a “experiência e o resultado concreto” na luta contra as drogas e mencionou uma suposta parceria com o governo de Gustavo Petro, da Colômbia, como modelo de colaboração eficaz.

A iniciativa do ditador acontece em meio à crescente pressão do governo americano contra o regime chavista, incluindo uma recompensa milionária oferecida pelo Departamento de Estado dos EUA por informações que levem à captura de Maduro.

Proposta direta a Trump

Durante declaração a jornalistas, Maduro afirmou:

“Se você, presidente [Donald] Trump, em sério, quiser falar de uma luta para acabar com o narcotráfico, a Venezuela tem a experiência. Modestamente, nós temos a experiência e o resultado concreto. Se o restante dos países, como estamos fazendo com Colômbia, se o resto dos países da América do Sul e da América Central quiserem coordenar uma só estratégia deste tema, deste problema entre muitos outros que tem o continente, estamos totalmente à ordem.

Nossa superintendência nacional antinarcótico, nossas polícias e nossa Força Armada Nacional Bolivariana, com profissionais das mais alta qualidade ética e moral, se de verdade quiser enfrentar esse problema…

Agora, há um assunto que mesmo o presidente [Gustavo] Petro [da Colômbia] disse… Vários presidentes disseram, vários da região, que é o tema do consumo. Verdade?”

EUA lideram coalizão internacional contra cartéis de drogas

Na terça-feira (26), o Secretário de Estado Marco Rubio declarou que países aliados estão se unindo em uma “coalizão internacional” contra os cartéis de drogas.

Rubio, ao lado do presidente Trump, elogiou a decisão da de classificar oficialmente o Cartel de los Soles, ligado a Maduro, como uma organização terrorista.

“Pela primeira vez na Era Moderna, estamos realmente em uma ofensiva contra os cartéis organizados que estão introjetando veneno [drogas], veneno mortal, em nossas cidades. E isso é um esforço de equipe. É o time de Kristi [Noem, Secretária de Segurança Nacional], é o time do Pete [Hegseth, secretário de Defesa], é o time de Pam [Bondi, procuradora-geral] e, obviamente, debaixo da liderança de Trump. Com isso, estamos obtendo uma incrível cooperação econômica e internacional.

Só na última semana, Equador, Paraguai, Guiana, Trinidad e Tobago e, hoje, a Argentina se juntaram a nós ou estão tratando de ajudar a avançar nisso. E nós vamos interromper que as drogas entrem em nosso país e já estamos conseguindo prisões recordes.

Uma outra coisa que estamos construindo é uma coalizão internacional contra esse flagelo no cenário internacional.”

Cartel de los Soles: origem militar e conexões criminosas

O Cartel de los Soles é uma antiga organização criminosa venezuelana, composta originalmente por oficiais das Forças Armadas da Venezuela, especialmente do Exército e da Guarda Nacional.

Segundo o cientista político venezuelano José Vicente Carrasquero:

“É uma organização formada por altos generais venezuelanos, geralmente do Exército e da Guarda Nacional, que traficavam drogas, basicamente a partir do sul do país. Esse cartel nunca foi investigado.

Quando Chávez chegou ao poder, esse cartel deixou de pertencer exclusivamente aos generais e passou a ser operado pela estrutura do Partido Socialista Unido da Venezuela.

A partir aí, saiu o financiamento para que os militares continuassem a apoiar Maduro, garantindo que ele permanecesse no poder. Esse cartel tem grande influência no tráfico de drogas na Venezuela e acredita-se que também esteja envolvido no tráfico das riquezas minerais que estão sendo retiradas do país.”

De acordo com autoridades americanas, o cartel participa ativamente do tráfico internacional de drogas, em especial cocaína, e dá suporte a organizações criminosas e grupos terroristas.


5 comments
  1. O chefão do narcotráfico está se borrando de medo…. com US$ 50 milhões em recompensa pela sua cabeça, acredita que, se colaborar, pode se sair bem… Quanta ingenuidade… cérebro podre… de Maduro.

    Mas, pensando bem, pode até ser!

    Talvez tal atitude lhe proporcione uma redução de uns 200 anos na pena. Ainda vai lhe sobrar o resto da vida para “curtir” Guantanamo.

  2. Esse sujeito é muito cara de pau está vendo a marreta se aproximar e esta se borrando todo aliás essa é a atitude de todo cafageste comunista

  3. Se você não pode com o inimigo, junte-se a ele. Só que não Maduro, teu couro e teu cocoruto está a prêmio ☠️ e se voce ainda preza “your life” pede pra sair …
    Venezu “ELA” não mais te pertence…

  4. Si no puedes con el enemigo, únete a él. Pero no, Maduro, tu piel y tu cabeza están en juego y si aún valoras “tu vida”, pide irte… Venezuela “ELLA” ya no te tiene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *