Lula Visita 32 Países e Deixa Acre e Tocantins Fora da Agenda no 3º Mandato 

As informações são da Revista Oeste.
54133347216 E47cde6ba7 K 1024x628 54133347216 E47cde6ba7 K 1024x628
Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente ainda deve fazer ao menos sete viagens em 2025

Ainda não foram visitados dois Estados pelo presidente Luiz Inácio da Silva em seu terceiro mandato: Acre e Tocantins. Gladson Cameli (PP) e Wanderlei Barbosa (Republicanos) governam respectivamente esses estados, ambos sendo políticos de oposição.

A desatenção do presidente para com esses Estados é contrastante com o cronograma internacional de Lula, que fez visitas a 32 países somente em seu terceiro mandato — chegando a visitar alguns deles duas vezes. No total, Lula passou 88 dias em viagens oficiais fora do Brasil.

No ano de 2023, Lula fez visitas a 18 diferentes estados brasileiros, sendo eles: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe. Além disso, ele também visitou o Distrito Federal, onde vive.

Em contrapartida, Lula não deu prestigio a oito Estados: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Dentro deste grupo, somente Alagoas é governada por um defensor do governo petista.

Internacionalmente, Lula fez 15 viagens e se ausentou da Presidência por 62 dias. Foram visitados 24 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Árabia Saudita, , Bélgica, China, Colômbia, Cuba, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Paraguai, Portugal, Catar, Reino Unido, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Vaticano. 

Lula focou viagens domésticas em 2024 

Ao longo do último ano, o presidente aumentou o foco na agenda nacional para respaldar seus candidatos nas disputas municipais. As primeiras visitas em 2024 ocorreram nos estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Santa Catarina.

Assim, em comparação com 2023, Lula não fez tantas viagens internacionais. O presidente realizou nove viagens, totalizando 26 dias fora do Brasil. Os treze países que ele visitou foram: Bolívia, Chile, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Etiópia, Guiana, Itália, México, Paraguai, São Vicente e Granadinas, Suíça e Uruguai.

O presidente Lula poderia ter tido um número maior de viagens, no entanto, um acidente doméstico ocorrido no Palácio da Alvorada o fez cancelar suas visitas à Rússia, Azerbaijão e Peru. Ele deveria ter comparecido à “16ª Cúpula do Brics” na cidade russa de Kazan.

No ano de 2025, Lula precisará balancear suas jornadas pelo Brasil e compromissos internacionais, pois o Brasil será o anfitrião da reunião do Brics e da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as “Mudanças Climáticas” (COP30).

Ainda não se sabe onde ocorrerá o primeiro evento. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, vem promovendo a cidade como sede, incentivado pelo triunfo da reunião do G20 que ocorreu na capital carioca em novembro.

A COP30 está assegurada para acontecer em Belém, seguindo um pedido feito pelo próprio Lula, que argumentou favoravelmente para a escolha da cidade, permitindo que a comunidade internacional possa ter a chance de experienciar a Floresta Amazônica de perto.

Lula tem planos internacionais de visitar sete destinos, sendo três deles em março: Japão, Vietnã e Uruguai. As viagens para a Argentina e a França estão programadas para junho.

O presidente do Brasil tem uma viagem marcada para os Estados Unidos em setembro, para a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). No mês seguinte, em novembro, ele deve se dirigir à África do Sul para a reunião dos chefes de Estado do G20.As informações são da Revista Oeste. 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *