Notícias

Lula relaciona endividamento ao ‘vício de gastar’

Lula associa dívidas ao consumo impulsivo e pede soluções ao novo ministro da Fazenda.

Presidente aponta mudanças no consumo como fator e pede medidas ao novo ministro da Fazenda

Durante agenda em Anápolis (GO), o presidente Luiz Inácio da Silva afirmou estar preocupado com o nível de endividamento das famílias brasileiras e atribuiu parte do problema ao que chamou de “vício de gastar”. A declaração foi feita nesta quinta-feira (26), durante visita à fábrica da montadora Caoa.

Consumo impulsivo e tecnologia no centro da crítica

Ao comentar os hábitos de consumo, Lula destacou o impacto das compras frequentes e do uso facilitado da tecnologia no dia a dia. Para ele, pequenas despesas acumuladas ao longo do mês acabam gerando um peso significativo no orçamento.

Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão

Entre no grupo

“Tem gente que tem vício de gastar. É bom gastar, né? É bom comprar coisa. Eu vou ver uma blusinha nova na internet”, afirmou. “Vou comprar uma blusinha nova, ela é só R$ 50. Ela é só R$ 80, eu vou comprar. E vai somando R$ 30, R$ 50, R$ 80, R$ 20, R$ 40. Ela vai dar R$ 400 ou R$ 500.”

O presidente também mencionou que o uso intenso de celulares e cartões de crédito contribui para a perda de controle sobre os gastos cotidianos.

Crítica à percepção da população

Na avaliação do presidente, quando o orçamento aperta no fim do mês, parte da população atribui a responsabilidade ao governo. Ele apontou que essa percepção está ligada ao acúmulo de despesas aparentemente pequenas.

“Ele [celular] está transformando o ser humano em algoritmo. As pessoas não conseguem mais viver sem isso. A gente pede comida pelo celular, a gente paga a conta pelo celular. Parece que não é nada”, disse. “Mas, quando chega no final do mês, a somatória dessa quantidade de pouquinhos vira grande. E a gente começa a ficar zangado: ‘Pô, trabalhei o mês inteiro, recebi meu e não sobrou nada, cara’. Aí, quem é que vocês xingam? O governo.”

Pedido por medidas para reduzir dívidas

Lula afirmou que já solicitou ao novo ministro da Fazenda, Dario Durigan, que estude alternativas para enfrentar o problema do endividamento no país.

“Estamos tentando encontrar uma saída para ver se a gente diminui, sabe, a angústia da sociedade. Para ver se a gente consegue melhorar essencialmente”, declarou. “Para ver se a gente consegue fazer com que as pessoas se sintam aliviadas. Não é uma tarefa fácil.”

Impacto econômico e social

Segundo o presidente, o alto nível de endividamento gera um ambiente de insegurança na sociedade brasileira, mesmo com indicadores positivos na economia.

“A economia está bem, mas temos a sociedade endividada”, afirmou, ao destacar que o cenário exige atenção do governo.

Agenda em Anápolis

A visita ao município goiano incluiu compromissos voltados ao setor industrial. Pela manhã, Lula esteve na fábrica da Caoa e participou do lançamento de uma nova linha de produção, desenvolvida em parceria com a montadora chinesa Changan.


Publicidade

Participe da conversa

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados.