Notícias

Lula lança programa de reformas em SP e tenta marcar território político contra Tarcísio

Lula lança programa de R$ 35 bilhões em SP e busca fortalecer presença política diante de Tarcísio.

Governo destinará R$ 35 bilhões a financiamentos para melhoria de moradias dentro do Minha Casa, Minha Vida

O presidente Luiz Inácio da Silva lançou, na última sexta-feira (3), em São Paulo, um novo programa de financiamento para reformas de imóveis vinculado ao Minha Casa, Minha Vida.

Segundo auxiliares do Palácio do Planalto, a escolha da capital paulista para o anúncio teve também caráter político: o objetivo seria disputar visibilidade com o governador (Republicanos).

Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão

Entre no grupo

“Vamos lançar esse programa no palco do outro, né?”, afirmou um assessor de Lula ao jornal O Globo.

Estratégia de comunicação e interiorização

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o governo tem adotado a estratégia de lançar programas sociais fora de Brasília, priorizando cidades estratégicas para reforçar a presença do presidente em diferentes regiões do país.

Somente neste ano, Lula já esteve em 65 municípios para inaugurações e anúncios de projetos sociais, buscando ampliar sua influência política local.

Programa prevê R$ 35 bilhões para reformas residenciais

O novo plano habitacional prevê R$ 35 bilhões em recursos voltados à reforma e melhoria de residências, com juros menores que os do mercado. O investimento será dividido entre duas faixas de renda.

  • Famílias com até três salários mínimos terão acesso a R$ 15 bilhões, provenientes do fundo social do pré-sal;
  • Para rendas acima desse limite, a Caixa Econômica Federal coordenará a liberação de R$ 20 bilhões, via Letras de Crédito Imobiliário emitidas pela própria instituição.

A iniciativa faz parte do esforço do governo para reativar o setor de construção civil e impulsionar a popularidade de Lula em estados-chave — especialmente São Paulo, reduto eleitoral de Tarcísio e da oposição.



Debate editorial

1 comentário

  1. Claro ne que o lampiao lula vai fazer algo em sao paulo pq no nordeste nao precisa mais os bichinhos ja vao votar nele ne nordestino kkkkkkkkk rindo ate 2027

Participe da conversa

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados.