Notícias

Lula e Soraya pedem veto a imagens de Londres em campanha de Bolsonaro

Adversários acionaram o TSE para que o presidente não reproduza compromissos internacionais na propaganda eleitoral

As campanhas de Lula (PT) e Soraya Thronicke (União Brasil) acionaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que Jair Bolsonaro (PL) não use as imagens da viagem a Londres em seu espaço de propaganda. O presidente brasileiro está na Inglaterra para participar das cerimônias oficiais de luto pela morte da rainha Elizabeth II.

Os advogados do Partido dos Trabalhadores pedem ainda a remoção de vídeos das redes sociais que reproduzam discurso de Bolsonaro em Londres para fins eleitorais. No domingo 18, o presidente se dirigiu a apoiadores durante passagem pela Embaixada do Brasil na capital inglesa.

“Desde sua chegada a Londres, percebe-se que Bolsonaro confunde as figuras de presidente da República com a de candidato à reeleição, sequestrando atos oficiais da República brasileira para fazer campanha eleitoral, o que é absolutamente irregular”, manifestou a coligação de Lula, por meio dos advogados Cristiano Zanin e Angelo Ferraro.

A campanha da senadora Soraya Thronicke (MS) também acionou o TSE contra Bolsonaro. Além de pedido de veto a uso de imagens da viagem, o União Brasil alega suposto abuso de poder econômico e político na ida a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II. A peça pede, caso seja comprovada a acusação, que a Corte estabeleça a inelegibilidade de Bolsonaro e do vice de sua chapa, general Walter Braga Netto.

Antes, a vereadora Erika Hilton (Psol-SP) já havia entrado com pedido no TSE para impedir o presidente de usar imagens de sua viagem a Londres na campanha eleitoral.

Bolsonaro está em agenda oficial

Jair Bolsonaro chegou a Londres no domingo 18, acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para participar do funeral da rainha Elizabeth II. O presidente brasileiro visitou a Câmara Ardente e assinou o Livro de Condolências, como parte do protocolo de funeral da realeza.

Ainda no domingo, Bolsonaro participou de recepção no Palácio de Buckingham junto ao rei Charles III e a outros chefes de Estado. Nesta segunda-feira, 19, participa do funeral da monarca.

A comitiva presidencial inclui ainda o ex-secretário de Comunicação do governo e estrategista da campanha Fabio Wajngarten, além dos filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro. O presidente viaja para Nova Iorque nesta segunda-feira, para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo