Lula e Barroso se reúnem fora da agenda oficial

Encontro não previsto entre Lula e presidente do STF após aprovação de PEC no senado.

Na manhã de quinta-feira, o presidente Luiz Inácio da Silva teve uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, no Palácio do Planalto. O encontro não estava previsto na agenda oficial e aconteceu logo após a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo , a qual limita as prerrogativas do STF.

Lula e Barroso conversaram depois que o ministro participou de um encontro sobre a governança do Brasil no G20, que incluiu o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ministros do governo e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A Proposta de Emenda Constitucional em discussão recebeu 52 votos favoráveis no Senado, entre eles o do líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), que mais tarde justificou sua escolha como uma decisão de caráter exclusivamente pessoal.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, considerou equivocado o voto de Wagner e avaliou que a PEC segue os interesses da “extrema-direita”. O ministro Barroso, em uma sessão do STF, declarou sua oposição à PEC, afirmando que não há motivos para mudanças no funcionamento da Corte. Já Gilmar Mendes e , ministros do STF, também apresentaram críticas ao projeto.

Sair da versão mobile