Lula diz que ‘Ninguém pode mais desmentir’ que houve Tentativa de Golpe em 2022

Lula reafirma tentativa de golpe em 2022 e aponta envolvimento de Bolsonaro, segundo relatório da PF
Lula Lula
Agência Brasil

Lula reafirma tentativa de golpe em 2022 e aponta envolvimento de Bolsonaro, segundo relatório da PF

O presidente Luiz Inácio da Silva reafirmou que houve uma tentativa de golpe de Estado em 2022, destacando que os fatos apurados não deixam margem para contestações. As declarações foram feitas em meio à divulgação de um relatório da Polícia Federal (PF), que aponta o envolvimento do ex-presidente em articulações para a ruptura democrática.


Declarações de Lula sobre a Suposta Conspiração

“Vocês sabem o que está acontecendo na política mundial e na política brasileira. Vocês sabem a quantidade de mentira, de ódio, sabem a tentativa de golpe em 2008 [2022], que agora está ficando verdadeiro, ninguém mais pode desmentir”, afirmou Lula. Ele também destacou que “eles tentaram dar um golpe para não deixar que a gente assumisse a Presidência da República”.


Relatório da Polícia Federal e Envolvimento de Bolsonaro

As palavras de Lula ganharam peso após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir retirar o sigilo das investigações conduzidas pela PF. Segundo o relatório, Bolsonaro teria liderado e controlado ações com o objetivo de abolir o Estado democrático de Direito.

A PF afirmou que “os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca” o envolvimento direto do ex-presidente na articulação de um golpe de Estado. O documento também menciona que o plano teria fracassado por “circunstâncias alheias à sua vontade”.


Questionamentos e Divergências Jurídicas

Apesar das afirmações contundentes, o caso segue gerando debates acalorados no meio jurídico e político. Juristas destacam lacunas na condução das investigações e no enquadramento jurídico dos fatos, apontando que as provas ainda precisam ser analisadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR terá a responsabilidade de decidir se oferecerá denúncia formal contra Bolsonaro e outros 36 suspeitos citados no inquérito. Paralelamente, a oposição critica o que considera uma politização do processo e exige transparência e isenção nas apurações.

4 comments
  1. O pivô brasileiro não pode desme n

    O povo brasileiro não pode desmentir mesmo. O mundo inteiro sabe que vocês c0mun1st4s foram os que deram o g0lp3 no país, fr4ud4nd0 as urn4s ElEtr0n1c4s em 22

  2. É claro que não pode desmentir…afinal, vocês estão aí, no poder, só fazendo lambança e cagadas…
    O maior golpe foram vocês que deram em 2022 … Aliás, eleição não se ganha, se toma, né não???
    Lembram dessa frase???
    😡😡😡😡😡

  3. LULA VC Ê O MAIÓR FRALDADOR CONTADOR DE MENTIRAS E QUEM Ê VC PARA FALAR ISSO MOTHER FOCK O POVO SABE E TEM SERTESA QUE VC SÔ ROBA. O ATRASO DO BRAZIL Ê ESSE. STF. E ALEXANDER DE MORAIS QUE ROBOU AS ELEIÇOES DE. 2022. DO PRESIDENT BOLSONARO E VC NÃO REPRESENTA 70% DOS BRAZILEIROS. VC Ê UM INTRUSO AI NO. CONGRESSO O SEU. PROPRIO. VICE ALKIMIN JA DISIA LULA VOLTOU PARA A SENA DO CRIME. E EU ACHO QUE Ê MELHOR VC FICAR PIÃNINHO OKAY COM SUA. GALINHA. CANJA

  4. A documentação apresentada pela SS GESTAPO do assassino de toga alexandre de morais, não passa de um exercício de um curso para a escola superior de guerra, elaborado pelo jurista Ives Gandra para os alunos em 2017! O jurista acaba de confirmar isso! No afã de arrolar Bolsonaro em um inquérito, os “agentes” da PF não tiveram o cuidado de confirmar a data dos exercícios! Agora como fazer com esse inquérito? Enfiar naquele lugar do assassino de toga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *