Lula convocou reunião de emergência com ministros

Presidente Lula convoca reunião de urgência para discutir crise diplomática com Israel

Nesta segunda-feira (19/2), o presidente chamou ministros e assessores para uma reunião emergencial no Palácio da Alvorada com o objetivo de debater a crise diplomática entre Brasil e Israel.

O ex-chanceler Celso Amorim, que é o principal assessor de Lula no Planalto para assuntos internacionais, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, estão presentes no encontro.

O início da crise aconteceu nas últimas horas, após Lula fazer declarações em uma entrevista a jornalistas no domingo (18/2), estabelecendo uma comparação entre as mortes de civis palestinos na Faixa de Gaza e o Holocausto.

A resposta do governo israelense foi incisiva. Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, categorizou as declarações do presidente brasileiro como “vergonhosas e graves”, declarando que Lula “ultrapassou a linha vermelha”.

Ademais, o ministro das relações exteriores de Israel solicitou a presença do embaixador brasileiro na nação para demandar esclarecimentos. Posterior à reunião, o indivíduo de Israel declarou que Lula é considerado “persona non grata” na nação, até que haja uma retratação.

Durante uma entrevista na Etiópia, onde participou da cúpula da União Africana, Lula discutiu a questão relativa a Israel. O membro do PT retornou a Brasília na madrugada de segunda-feira e não tem compromissos oficiais programados para hoje. Com informações de Metrópoles/Igor Gadelha.

Sair da versão mobile