Levantamento do Ministério da Justiça aponta existência de 88 organizações criminosas no Brasil

Norte e Nordeste concentram o maior número de facções
Sede Do Ministério Da Justiça E Segurança Pública Sede Do Ministério Da Justiça E Segurança Pública
Sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foto: Divulgação

Norte e Nordeste concentram o maior número de facções

Um levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça, revelou que o Brasil abriga cerca de 88 organizações criminosas, distribuídas em 1.760 pavilhões prisionais pelo país, no período entre 2022 e 2024.

Entre as regiões do Brasil, o Nordeste desponta como a área com maior concentração dessas facções, com um total de 46 organizações criminosas identificadas. A Bahia lidera como o estado com o maior número de facções, contabilizando 21 grupos.

Na região Sudeste, foram registradas 18 organizações criminosas, com destaque para Minas Gerais, que se tornou o principal palco da disputa entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), onde operam 11 facções.

No Norte do país, foram detectadas 14 organizações, enquanto na região Centro-Oeste, o número total de facções chega a 10.

Comando Vermelho e PCC disputam território pelo Brasil

O Comando Vermelho mantém predomínio no estado do Rio de Janeiro e atua em várias outras regiões, exceto em São Paulo e Rio Grande do Sul. Por sua vez, o PCC predomina em São Paulo, mas expande sua atuação para 24 estados e o Distrito Federal. As informações foram publicadas pelo portal Poder360.

2 comments
  1. IMPORTANTE SALIENTAR QUE NUM PAÍS ONDE O PRESIDENTE MANTÉM DIÁLOGOS CABULOSOS COM AS FACÇÕES…E O PR´ÓPRIO MANDATÁRIO É UM DES CONDENADO E VÁRIOS MINISTROS SÃO FAZEM PARTE DA MAIOR FACÇÃO TOGADA DE CRIMINOSOS…ATÉ QUE 88 FACÇÕES SÃO POUCAS …EU ESPERA MAIS

  2. 88 organizações criminosas, só?, tem mais, ao menos 3 esão muito conhecidas, todas com sede em Brasilia, com ramificações pelo Brasil todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *