Ex-ministro da Casa Civil, internado desde 10 de maio em São Paulo, foi diagnosticado com linfoma e permanece hospitalizado
Um boletim médico emitido nesta sexta-feira (15) pelo Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, confirmou que José Dirceu (PT), ex-ministro da Casa Civil, foi diagnosticado com linfoma — um tipo de câncer que atinge o sistema linfático. De acordo com a instituição, o petista apresenta boas condições clínicas, mas seguirá internado para dar início ao tratamento específico.
Internação e equipe médica responsável
A hospitalização de José Dirceu teve início no dia 10 de maio, quando ele deu entrada no Sírio-Libanês para a realização de exames gerais. Foi durante essa bateria de avaliações que os médicos identificaram o linfoma. O caso está sendo acompanhado pelo Prof. Dr. Raul Cutait, pelo Prof. Dr. Roberto Kalil e pelo Dr. Celso Arrais, conforme detalhado no comunicado assinado pelo Dr. Luiz Francisco Cardoso, Diretor de Governança Clínica do hospital.
Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão
Boletim médico na íntegra
O documento divulgado pela instituição traz o seguinte conteúdo:
Boletim Médico – José Dirceu de Oliveira e Silva
15/05/2026
O paciente José Dirceu de Oliveira e Silva foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 10 de maio para a realização de exames gerais, que revelaram o diagnóstico de linfoma. Ele se encontra em boas condições clínicas e permanecerá internado para iniciar o tratamento específico.
O paciente encontra-se aos cuidados do Prof. Dr. Raul Cutait, do Prof. Dr. Roberto Kalil e do Dr. Celso Arrais.
Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governança Clínica
Pré-candidatura a deputado federal e planos eleitorais
Antes da internação, José Dirceu havia anunciado sua pré-candidatura a deputado federal por São Paulo. Aos 80 anos, o ex-ministro declarou que sua intenção era fortalecer a campanha de reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. A última disputa eleitoral de Dirceu aconteceu em 2002, quando conquistou uma vaga de deputado federal pelo estado de São Paulo.
Estratégia eleitoral em São Paulo
Em declaração recente, o petista traçou sua visão sobre o papel que pretende desempenhar no próximo pleito:
“Nosso papel é fazer uma campanha em São Paulo, porque aqui o Lula ganhou a eleição de 2022, quando ele tirou 4 milhões de votos do Bolsonaro. Então nós queremos tirar 5, 6 do Flávio”
A fala evidencia o foco do ex-ministro em ampliar a vantagem do PT na maior metrópole do país, considerada estratégica para os resultados das eleições de 2026.
Ué!!! Porque não procurou a Rede Pública de Saúde, mas conhecida como SUS ???