Joel Pinheiro critica pedido da Polícia Federal para monitorar ex-presidente dentro da residência
O comentarista Joel Pinheiro, da GloboNews, classificou como “bastante excessivo” o pedido da Polícia Federal (PF) para manter vigilância de Jair Bolsonaro (PL) dentro de sua residência. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar e já utiliza tornozeleira eletrônica.
“Me parece uma medida bastante intrusiva esse pedido de monitorar dentro da residência. Qual é a chance que ele tem de fugir dali?” – questionou Joel Pinheiro durante o programa Conexão GloboNews.
Segundo o jornalista, a decisão parece funcionar como uma punição adicional e dificilmente o mesmo rigor é aplicado a outros réus no Brasil. Pinheiro lembrou ainda que o pedido de asilo à Argentina, citado nos autos, foi encaminhado a Bolsonaro em 2024.
PF pede vigilância interna para evitar fuga
Na terça-feira (26), a PF informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considera insuficiente manter apenas a vigilância no entorno da residência do ex-presidente. A corporação defende um monitoramento ininterrupto dentro da casa, alegando risco de fuga.
O alerta da PF ganhou força após o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, tentar mobilizar autoridades nos Estados Unidos contra o Judiciário brasileiro. Para Moraes, essas ações ampliam a possibilidade de que Bolsonaro tente deixar o país.
Documento assinado pelo diretor-geral da PF
O pedido foi formalizado em documento assinado por Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal. No texto, Rodrigues argumenta que a presença de agentes dentro da residência:
- Reduziria riscos de falhas no controle;
- Evitariam transtornos aos vizinhos do condomínio.
Que sujeira é essa globolixo né? A pt pediu, a Pd acha, a Pd quer pq vcs canalhas não falam Que foi o delegado da pt Andrey a vagabundo que pediu isso ao ditador que mais que depressa aceitou, aliás acho que foi ele que mandou o cachorrinho do Lula pedir isso