NotíciasPolítica

Oposição protocola pedido de CPI para apurar abuso de autoridade por parte do STF e TSE

Oposição formaliza pedido de CPI para investigar possíveis abusos de autoridade do STF e TSE.

Nesta quarta-feira (29), deputados da oposição formalizaram um pedido para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar possíveis abusos de autoridade por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE).

O deputado Marcel van Hatten (Novo-RS) protocolou o pedido, alegando que a CPI busca examinar, em um prazo de 120 dias, a conduta do STF e do TSE relacionada à “violação de direitos e garantias fundamentais, prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade”. O requerimento destaca três situações em que o STF e o TSE sofreram abuso de autoridade:

“Busca e apreensão no endereço de empresários por terem compartilhado mensagens em aplicativo; ii) da determinação de bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas e empresas suspeitas de financiarem atos antidemocráticos; e iii) da censura a parlamentares, ao economista Marcos Cintra, à produtora Brasil Paralelo, à emissora Jovem Pan e ao jornal Gazeta do Povo”, diz um trecho do requerimento.

Os deputados da oposição também citaram como motivo para a instalação da CPI a morte do empresário Cleriston Pereira da Cunha, um dos presos provisórios por causa das manifestações do 8 de Janeiro. Ele morreu de um mal súbito durante um banho de sol na penitenciária da Papuda, em Brasília.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Fico indignada, quando uma minoria de parlamentares eleitos por nós é que tem lutado pra nortear o País. Cadê o Romário driblando quem o elegeu? Esses parlamentares destemidos ,patriótas serão exaltados ,como heróis nos anais da história. Os traidores do Brasil,daí incluo as FFAA,serão agraciados como os “Calabares” da República . Descupe Portugal pelo mal jeito,não soubemos cuidar do presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo